Topo

Jovem presa por matar namorado vai usar post privado do Twitter em sua defesa

Nahir Galarza, 19, confessou ter matado o namorado com a arma do pai, que é policial - Instagram
Nahir Galarza, 19, confessou ter matado o namorado com a arma do pai, que é policial Imagem: Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/02/2018 13h47

A defesa de Nahir Galarza, jovem argentina de 19 anos que confessou ter matado o namorado Fernando Pastorizzo, pediu para a promotoria da cidade de Gualeguaychú incluir no processo mais de 130 páginas com mensagens diretas enviadas pelo rapaz para a garota no Twitter. Com isso, os advogados tentam provar que ela sofria assédio, pressão psicológica e violência de gênero por parte do namorado de 20 anos.

Nas mensagens arquivadas, enviadas por Pastorizzo em 2015 e divulgadas pelo jornal argentino Clarín, o jovem varia entre pedidos de perdão e insultos a namorada: "Nahir, não te amo de verdade", "Nahir, preciso de você comigo, perdão", "Você inventa desculpas para sair com outros", "Me atende, por favor".

2.fev.2018 - Fernando Pastorizzo - Reprodução - Reprodução
Fernando Pastorizzo
Imagem: Reprodução

Segundo uma emissora de TV argentina, a defesa também pediu ao escritório sede do Twitter nos Estados Unidos todas as mensagens trocadas pelo casal durante os cinco anos em que estiveram juntos. Além disso, um grupo de amigas de Nahir do grupo de Hóquei Sub 18 que ela participa e da Universidad de Concepción del Uruguai — onde ela cursa o segundo ano da faculdade de direito — estão reunindo centenas de mensagens que Nahir recebia de Pastorizzo.

Por enquanto, a jovem está detida em prisão preventiva de 60 dias em uma cadeia na cidade de Gualeguaychú, localizada no leste da Argentina, na divisa com o Uruguai, por ter disparado duas vezes contra Fernando Pastorizzo, matando-o.

O caso

Fernando Pastorizzo foi encontrado morto na madrugada do dia 30 de dezembro. Durante a investigação, foi descoberto que o jovem morreu devido a dois tiros de pistola 9 milímetros, as mesmas usadas pela polícia local.

galarza  Instagram - Reprodução - Reprodução
Foto publicada por Nahir Galarza no Instagram
Imagem: Reprodução

As suspeitas recaíram em Nahir Galarza, filha de um policial e namorada da vítima. Logo após a confirmação da morte do rapaz, a jovem publicou em sua conta no Instagram uma foto com Pastorizzo com um texto que dizia: "Cinco anos juntos, brigando, indo e vindo, mas sempre com o mesmo amor. Te amo para sempre, meu anjo".

Horas depois de ser interrogada pela polícia, Nahir confessou que usou a arma de seu pai para matar o namorado. Em seguida, foi levada para uma instituição psiquiátrica em estado de choque. Rapidamente, a família de Pastorizzo pediu que ela fosse punida.

Polêmica no Instagram

Nahir está detida desde que confessou o crime contra Pastorizzo, contudo, no dia 10 de janeiro, sua conta no Instagram, que estava desativada desde o começo de 2018, foi reaberta com algumas alterações. Na ocasião, o perfil da jovem havia deixado de seguir três pessoas e tinha apagado as fotos da jovem com o namorado, como confirmou o advogado da acusação. No dia seguinte, a conta foi excluída.

Perfil no Instagram criado em homenagem a argentina Nahir Galarza, que confessou ter assassinado o namorado - Instagram/@Nahir_Galarza_Fans - Instagram/@Nahir_Galarza_Fans
Perfil no Instagram criado em homenagem a argentina Nahir Galarza, que confessou ter assassinado o namorado
Imagem: Instagram/@Nahir_Galarza_Fans

Durante o período em que ficou aberta, a conta de Nahir ganhou mais de 30 mil seguidores na rede social. O perfil também foi inundado por comentários, alguns a defendendo e elogiando sua beleza, outros a ofendendo e chamando de assassina.

Há também um grupo de fãs da jovem na rede social. Contas como nahirgalarzafans, @nahirista, @nahirgalarza.fans foram criadas e já removidas da rede. Outras, como @nahir_galarza_fans, ainda seguem ativas.