Topo

Em meio ao caos provocado pela neve, ladeiras de bairro de Paris viram pista de esqui

Francois Mori/AP
Imagem: Francois Mori/AP

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 14h20

Com pelo menos 12 cm de neve acumulados nas ruas, as ladeiras do bairro de Montmartre, em Paris, transformaram-se em pistas de esqui e snowboard para os mais aventureiros. As intensas nevascas no norte da França fizeram com que centenas de pessoas passassem a noite presas em seus carros em estradas e causaram um congestionamento recorde nos arredores da capital francesa.

A Torre Eiffel está fechada há dois dias. A capital francesa e diversas cidades estão emitindo um alerta laranja pelas condições perigosas do tempo. Este é o maior acúmulo de neve em Paris em 30 anos. A imprensa local está comparando a cidade com uma "capital escandinava".

Homem pratica snowboard em uma das ladeiras do bairro de Montmartre, em Paris - Francois Mori/AP - Francois Mori/AP
Imagem: Francois Mori/AP

Autoridades francesas montaram abrigos improvisados nas beiras das estradas em toda a região de Paris, perto do aeroporto de Orly, no sul da capital, e nas estações de Austerlitz e Montparnasse. No total, cerca de 1.500 pessoas precisaram ser abrigadas entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta-feira.

Mas algumas optaram por permanecer em seus carros desde a tarde de terça-feira. O governo abriu 46 centros de recepção na região parisiense para mais de 600 pessoas. Outras 700 permaneceram em estações de trem e 230 no aeroporto de Orly.

Homem esquia em uma das ladeiras do bairro de Montmartre, em Paris - Francois Mori/AP - Francois Mori/AP
Imagem: Francois Mori/AP

O tráfego ferroviário foi muito prejudicado e a situação nas rodovias era bastante complicada. O metrô de Paris, no entanto, funcionava normalmente. O Ministério do Interior fez um apelo aos motoristas da região de Paris para que evitem circular de automóveis, ante a "situação excepcional" enfrentada pela cidade.

A camada de neve cobria as calçadas da capital e sua região, mas em um nível bem menor do que pode ser observado em países como Rússia ou Canadá.

Homem pratica snowboard em uma das ladeiras do bairro de Montmartre, em Paris - Francois Mori/AP - Francois Mori/AP
Imagem: Francois Mori/AP

A meteorologia prevê nevascas intensas na madrugada de quinta-feira, com uma queda da temperatura a 10 graus negativos. (Com agências internacionais)