Topo

Coreia do Norte celebra parada militar na véspera da abertura dos Jogos de Pyeongchang

AP
Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

08/02/2018 08h43

Kim Jong-un comandou nesta quinta-feira (8) um desfile militar no qual a Coreia do Norte celebrou o 70º aniversário da fundação do seu Exército, um dia antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul.

Junto com sua esposa, Ri Sol-ju, Kim presenciou da bancada da Casa de Estudos do Povo de Pyongyang o gigantesco desfile na praça Kim Il-sung, na capital, segundo mostraram imagens gravadas pela emissora estatal de televisão "KCTV".

Em discurso à multidão, Kim afirmou que a Coreia era capaz "de mostrar ao mundo nossa estatura de potência militar de classe mundial", apesar de estar sujeita às "piores sanções" econômicas da comunidade internacional.

"Se o primeiro desfile celebrado nesta praça há 70 anos refletiu a solenidade de um novo país, o de hoje mostrará ao mundo a força militar da República Popular Democrática da Coreia (nome oficial da Coreia do Norte)", afirmou Kim.

Ele também pediu aos militares que se mantenham em alerta contra os Estados Unidos e seus "seguidores" para que "as forças invasoras não violem ou abalem a sagrada dignidade e autonomia da república".,

No evento, que aconteceu sob uma temperatura de -10ºC, o regime exibiu todo seu arsenal de potentes mísseis, incluindo seu último modelo de projétil intercontinental, o Hwasong-15.

Ao contrário de outras ocasiões e eventos similares, a mídia internacional não teve acesso ao desfile de hoje, que ocorreu às 10h30 locais (0h de Brasília) e a "KCTV" não o transmitiu ao vivo. O regime esperou até o primeiro jornal da tarde para divulgar as primeiras imagens do evento, que acontece em um dos momentos de mais diálogo entre as duas Coreias.

O que se sabe sobre o programa nuclear da Coreia do Norte

AFP

A Coreia do Norte anunciou no mês passado que comemoraria seu dia do Exército hoje - véspera do início dos Jogos de Inverno de Pyeongchang - causando um mal-estar em Seul pelo temor que o desfile pudesse ofuscar os acordos alcançados para que Pyongyang participasse do evento esportivo.

Nas imagens transmitidas pela televisão, não houve menção de Kim aos Jogos na Coreia do Sul.

O último desfile militar celebrado na Coreia do Norte foi em 15 de abril do ano passado, para festejar o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung. Naquela ocasião, através de centenas de meios de comunicação internacional, o regime de Kim Jong-un exibiu armas e novos mísseis. (Com agências internacionais)