Topo

Polícia identifica autor de ataques com fogo a imigrantes venezuelanos em Roraima

Homem joga objeto com fogo e causa explosão em imóvel de Boa Vista, em Roraima - Reprodução
Homem joga objeto com fogo e causa explosão em imóvel de Boa Vista, em Roraima Imagem: Reprodução

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL

09/02/2018 17h55

A Polícia Civil de Boa Vista, Roraima, avançou nas investigações e conseguiu identificar o autor dos ataques com bombas a duas casas que abrigavam imigrantes venezuelanos nos últimos dias. Os dois ataques com fogo deixaram ao menos quatro feridos por queimadura.

A polícia já tem imagens de um vídeo que mostra o momento em que um homem jogou um objeto com fogo e causou a explosão em um imóvel localizado no bairro Mecejana, onde moram 31 venezuelanos. As imagens mostram o suspeito em frente à casa, por volta das 4h da última segunda-feira (5). Ele acende um objeto e joga por cima do muro, momento em que há uma explosão. Ele sai correndo em seguida.

Leia também

O crime foi registrado pelo sistema de segurança de uma residência próxima à moradia dos venezuelanos. O ataque deixou uma mulher com queimaduras de segundo grau no rosto, no pescoço e nas costas.

O delegado Cristiano Camapum, titular da Delegacia Geral de Homicídios, ressalta que os dois ataques foram praticados pelo mesmo suspeito. “O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio com uso de fogo. Estamos lidando com um piromaníaco, já o identificamos e estamos nas ruas para prendê-lo em flagrante”, disse o delegado, em coletiva a que o UOL teve acesso.

Camapum não descartou a possibilidade da motivação do crime ser xenofobia, ou seja, aversão a estrangeiros. “Ainda não temos como confirmar a motivação, mas ainda não descartamos nenhum hipótese”, completou.

O delegado informou que não pode divulgar os dados do suspeito para não atrapalhar as investigações. “Ainda não podemos divulgar os dados do suspeito para não atrapalhar as investigações. Já temos todos os dados, mas não posso nem dizer se é brasileiro ou venezuelano”, disse o delegado.

O outro caso, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (8), deixou uma criança de 3 anos e os pais, todos venezuelanos, feridos depois que a casa onde eles vivem com outros imigrantes sofreu um atentado criminoso.

As bombas foram jogadas para dentro do imóvel, provocando o incêndio no quarto e causando queimaduras graves nos três. No local, vivem seis adultos e sete crianças, que estavam dormindo na hora do crime. “É o mesmo modus operandi nos dois crimes e, pelas imagens dos dois vídeos conseguimos identificar o suspeito”, comentou.

Xenofobia

Nos últimos meses, aumentaram os casos de conflito entre brasileiros e venezuelanos em Roraima. Os episódios de xenofobia na região preocupam a polícia. Desde 2016, a migração de venezuelanos aumentou de forma significativa.

Cálculos da Prefeitura de Boa Vista, mostram que já há mais de 40 mil cidadãos venezuelanos na cidade, mais de 10% da população local, de cerca de 330 mil habitantes. Os venezuelanos estão deixando o País de origem em razão da crise política e econômica vivida por lá.

A crise migratória foi discutida nesta quinta-feira (8) em reunião da governadora de Roraima, Suely Campos, com representantes do governo federal. A chefe do Executivo estadual pediu mais recursos para a área de saúde, controle nas fronteiras, reforço no efetivo da Polícia Federal e aumento no número de militares do Exército na região.

No encontro também foi decidido que o governo federal realizará um censo dos imigrantes. Com as informações levantadas, o Palácio do Planalto analisará novas medidas a serem tomadas.