Topo

Avião com 71 pessoas cai nos arredores de Moscou

Do UOL, em São Paulo

11/02/2018 10h44Atualizada em 11/02/2018 17h52

Um avião da companhia Saratov Airlines, que fazia o voo 6W703, caiu na região de Moscou neste domingo (11). O avião, um bimotor russo Antonov AN-148, levava 71 pessoas --65 passageiros e 6 tripulantes. Segundo o Ministério dos Transportes russo, não houve sobreviventes.

Dois corpos e a caixa preta do avião foram recuperados, segundo a TV russa RT. O jornal russo Gazeta afirma que o piloto teria informado sobre uma pane na aeronave.

mapa queda avião Antonov Rússia companhia Saratova Airlines - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

A aeronave caiu no vilarejo de Argunovo, no distrito de Ramenskoye,  a cerca de 50 km do aeroporto de Domodedovo, em Moscou, de onde havia decolado menos de dez minutos antes. Imagens dos destroços mostraram que o avião caiu em um campo coberto de neve.

A região tem sido atingida por nevascas nos últimos dias. Segundo a imprensa russa, os bombeiros só conseguem chegar ao local da queda a pé por causa das condições climáticas.

O voo seguia rumo a Orsk, cidade russa na região de Orenburg, próximo à fronteira com o Cazaquistão a cerca de 1.500 km de Moscou, e tinha duração aproximada de duas horas.

De acordo com o site Flightradar24, que abriga dados estatísticos de voos do mundo inteiro, o avião decolou às 14h22 locais (9h22 de Brasília).

Seu último contato foi cinco minutos após a decolagem, indicando uma trajetória descendente --o avião teria ido de uma altura de 1.880 metros para 1.005 metros em um minuto.

Em comunicado, o presidente russo Vladimir Putin transmitiu "condolências profundas àqueles que perderam familiares no acidente".

Avião bimotor Antonov AN-148 da companhia russa Saratov Airlines. Uma aeronave do mesmo modelo caiu neste domingo (11) após decolar do aeroporto de Domodedovo, em Moscou - Reprodução/Wikimedia Commons - Reprodução/Wikimedia Commons
Imagem de um Antonov AN-148 da companhia russa Saratov Airlines
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

"O presidente ordenou a formação de uma comissão especial para investigar o acidente e orientou as agências para organizar a operação de buscas", diz o texto.

A causa do acidente é desconhecida. Segundo o Ministério dos Transportes russo, várias hipóteses estão sendo consideradas, como condições climáticas e erro humano.

Segundo testemunhas do acidente, citadas pela agência Interfax, o avião estava pegando fogo no momento da queda.