Topo

Tempestade na costa leste dos EUA força cancelamento de 2.600 voos e interrompe serviços de trem

2.mar.2018 - Aviões da Delta são mantidos em terra firma após chegada de tempestade em Nova York, nos Estados Unidos - Mark Lennihan/AP
2.mar.2018 - Aviões da Delta são mantidos em terra firma após chegada de tempestade em Nova York, nos Estados Unidos Imagem: Mark Lennihan/AP

Do UOL, em São Paulo

02/03/2018 19h01

Desde quinta-feira (1º) à noite, uma forte tempestade afeta a costa leste dos Estados Unidos. Enormes nevascas, fortes chuvas e rajadas de vento fizeram com que mais de 2.600 voos fossem cancelados, os trens suspensos e outros serviços administrativos interrompidos.

Está previsto que esta tempestade invernal, que afeta uma zona que se estende de Maryland a Massachusetts, dure até a manhã de sábado.

Na região de Washington, as condições climáticas marcadas por rajadas de vento de 120 km/h obrigaram o governo a interromper os serviços administrativos federais, e as escolas da capital federal permaneceram fechadas.

Veja também:

As fortes precipitações constatadas desde o fim da noite de quinta-feira provocaram também o cancelamento de mais de 2.600 voos nacionais e internacionais e o atraso de mais de 1.500, segundo o site FlightAware.

Metade dos voos com chegada e partida do aeroporto nova-iorquino de LaGuardia, o mais afetado pela tempestade, foram cancelados, assim como mais de 20% dos voos em outros dois aeroportos de Nova York, John F. Kennedy e Newark, em Boston (Logan) e Washington (Reagan).

Amtrak, a companhia nacional de trens, anunciou a suspensão temporária de todos os serviços da zona nordeste "por segurança" e manteve até o destino os que já estavam circulando entre Washington, Nova York e Boston.

2.mar.2018 - Caminhão leva veículo preso na enchente de Boston Harbor, em Boston - Bill Sikes/AP - Bill Sikes/AP
Caminhão leva veículo preso na enchente de Boston Harbor, em Boston
Imagem: Bill Sikes/AP

Mais ao norte, de Nova Jersey a Massachusetts, o serviço meteorológico nacional (NWS) advertiu sobre o risco de imersões costeiras e inundações no interior. Na capital do Estado, Boston, a água do mar invadiu algumas ruas litorâneas da cidade norte-americana de Boston, onde pontos comerciais foram cercados de barreiras contra enchentes e sacos de areia.

"É uma loucura. Imagino que seja a elevação dos mares em ação", disse Bob Flynn, de 38 anos, que saiu do trabalho no Museu Infantil de Boston para observar a passarela parcialmente submersa ao longo do Canal Fort Point.

2.mar.2018 - Pessoas caminham na chuva durante grande tempestade em Nova York - Stephanie Keith/Getty Images/AFP - Stephanie Keith/Getty Images/AFP
2.mar.2018 - Pessoas caminham na chuva durante grande tempestade em Nova York
Imagem: Stephanie Keith/Getty Images/AFP

Nas regiões costeiras de Nova Jersey, dos estados de Nova York e de Massachusetts, a temperatura, ligeiramente superior a 0°C, provocou uma mistura de neve derretia, granizo e chuva, e se esperavam mais de dez centímetros de precipitações nas próximas 30 horas em algumas partes de Long Island, perto de Nova York.

Nas zonas do interior, algumas nevadas atingiram 30 centímetros no centro do estado de Nova York, segundo o serviço de meteorologia nacional, e se esperava que continuasse nevando durante toda a sexta-feira.

A intensidade do evento aumentou devido a um fenômeno conhecido como "bomba meteorológica", que consiste em uma forte queda da pressão atmosférica. (Com informações das agências Reuters e AFP)