Topo

Quem era a socialite turca que morreu em acidente de avião após despedida de solteira

Mina Basaran em avião durante viagem de sua despedida de solteira - Reprodução/Instagram @minabasaran
Mina Basaran em avião durante viagem de sua despedida de solteira Imagem: Reprodução/Instagram @minabasaran

Do UOL, em São Paulo

12/03/2018 12h51

Mina Basaran era uma das 11 pessoas a bordo do avião particular que caiu no último domingo (11) no Irã. Filha de um empresário turco, a socialite e empresária estava voltando de sua despedida de solteira nos Emirados Árabes com sete amigas, duas pilotos e uma comissária de bordo no avião Bombardier Challenger 604 de propriedade da empresa de seu pai, a Basaran Yatirim Holding. Segundo autoridades iranianas, não houve sobreviventes ao acidente.

Mina tinha 28 anos e era a mais velha dos três filhos de Huseyin Basaran, presidente de um grupo de empresas que atuam nas áreas de energia, construção, turismo e aviação na Turquia.

O casamento da socialite estava marcado para acontecer dentro de um mês em um hotel de luxo de Istambul e era acompanhado de perto em suas redes sociais. Mina era um rosto recorrente nas páginas da revista de moda Vogue Turquia e tinha cerca de 60 mil seguidores no Instagram antes de sua morte, segundo a Al Jazeera. 

O noivado entre ela e o empresário Murat  Gezer, proprietário da empresa Met  Baski  Sistemler, havia sido anunciado em outubro de 2017. A festa de casamento estava prevista para 14 de abril e seria feita no Palácio de Ciragan, um luxuoso hotel de Istambul.

Futura administradora da fortuna

Mina se formou em administração de empresas pela Universidade de Koc, na Turquia, e fez mestrado em Londres e se preparava para gerir a empresa da família. Desde 2013, a jovem estava no conselho administrativo da Basaran Yatirim Holding e era cotada para suceder seu pai no comando da companhia. 

Entre os projetos da empresa Basaran, há uma série de apartamentos de luxo em Istambul batizados de “Mina Towers”, em homenagem à filha do executivo.

O acidente

O acidente de avião aconteceu na volta de sua despedida de solteira em Dubai. No voo, estava com sete amigas, quase todas ligadas ao mundo da moda, segundo o jornal The National, dos Emirados Árabes.

Eram Liana Hananel, fundadora da marca Lily and Rose, Zeynep Copskun, filha do proprietário da Toyota Akkoyunlu em Bursa, Jasmin Baruh Siloni e Asli Izmirli, designers de jóias, Ayse And, uma psicóloga, Sinem Akay, formada em moda na Itália e profissional do setor e Burcu Urfali, dona da marca Bug Uniforms.

Mina Basaran e amigas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Antes do acidente, Mina Basaran postou uma foto sua com as amigas durante sua despedida de solteiro
Imagem: Reprodução/Instagram

Por enquanto, ainda não foi confirmada a causa do acidente, mas relatórios indicam que o Bombardier Challenger 604 colidiu com a Cordilheira de Zagros perto de Shahr-e Kord, uma cidade a cerca 400 km ao sul de Teerã, capital do Irã.

O avião desapareceu dos radares depois de "que o piloto pediu para baixar de altitude devido a um problema técnico", informou o órgão de aviação civil da turquia.

O acidente causou grande comoção. A conta da socialite no Instagram ganhou cerca de 20 mil novos seguidores desde a tragédia, e 7 mil pessoas deixaram comentários. Depois disso, a conta foi fechada ao público. 

Os corpos devem ser transportados nesta segunda-feira até o aeroporto de Shahr-e Kord, capital da província de Shahar Mahall-Bajtiari, região da tragédia.