Topo

41 dos 64 mortos em incêndio em shopping na Rússia eram crianças; Putin culpa "negligência"

Veja imagens aéreas do incêndio no shopping

AFP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2018 08h15

Pelo menos 41 crianças faleceram no incêndio de domingo que matou 64 pessoas em um shopping de Kemerovo, na Sibéria, segundo afirmaram autoridades nesta terça-feira (27). O presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu a tragédia à "negligência criminosa".

O incêndio atingiu o quarto andar, onde estão as salas de cinema e a praça de jogos infantis. Muitas crianças estavam no local na hora que o fogo começou. Os números de desaparecidos são conflituosos --acredita-se que entre 78 e 85 pessoas estejam desaparecidas, segundo a agência de notícias Interfax, e cerca de 70% delas são crianças com idade entre 10 e 13 anos.

"Há duas hipóteses: uma, um curto-circuito provocado por defeitos do sistema elétrico, e a outra - que acreditamos ser muito menos possível - é que alguém tenha acendido um fogo", disse presidente do Comitê de Instrução da Rússia (CIR), Alexcandr Bastrikin.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que no início da manhã depositou flores no local da tragédia, se reuniu com um grupo de cidadãos no necrotério e prometeu que "todos os culpados serão punidos". "Falamos de demografia e perdemos tantas pessoas. Por quê? Por negligência criminal, por descuido", afirmou Putin durante a visita a Kemerovo, cidade da Sibéria Ocidental.

Investigadores e testemunhas afirmam que as saídas de emergência estavam trancadas e não foram ouvidos alarmes de advertência aos clientes do shopping no início do incêndio.

"Os funcionários responsáveis pela segurança, de organizar a retirada, foram primeiros em sair correndo", denunciou Bastrikin, acrescentando que entre os funcionários do shopping "praticamente não tiveram vítimas".

Quatro pessoas foram detidas em decorrência do ocorrido, incluindo donos e locatários de lojas do shopping. A Comissão Investigativa disse que pretende levar o dono do shopping para depor.

(Com agências internacionais)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

41 dos 64 mortos em incêndio em shopping na Rússia eram crianças; Putin culpa "negligência" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional