41 dos 64 mortos em incêndio em shopping na Rússia eram crianças; Putin culpa "negligência"
Pelo menos 41 crianças faleceram no incêndio de domingo que matou 64 pessoas em um shopping de Kemerovo, na Sibéria, segundo afirmaram autoridades nesta terça-feira (27). O presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu a tragédia à "negligência criminosa".
O incêndio atingiu o quarto andar, onde estão as salas de cinema e a praça de jogos infantis. Muitas crianças estavam no local na hora que o fogo começou. Os números de desaparecidos são conflituosos --acredita-se que entre 78 e 85 pessoas estejam desaparecidas, segundo a agência de notícias Interfax, e cerca de 70% delas são crianças com idade entre 10 e 13 anos.
"Há duas hipóteses: uma, um curto-circuito provocado por defeitos do sistema elétrico, e a outra - que acreditamos ser muito menos possível - é que alguém tenha acendido um fogo", disse presidente do Comitê de Instrução da Rússia (CIR), Alexcandr Bastrikin.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que no início da manhã depositou flores no local da tragédia, se reuniu com um grupo de cidadãos no necrotério e prometeu que "todos os culpados serão punidos". "Falamos de demografia e perdemos tantas pessoas. Por quê? Por negligência criminal, por descuido", afirmou Putin durante a visita a Kemerovo, cidade da Sibéria Ocidental.
Investigadores e testemunhas afirmam que as saídas de emergência estavam trancadas e não foram ouvidos alarmes de advertência aos clientes do shopping no início do incêndio.
"Os funcionários responsáveis pela segurança, de organizar a retirada, foram primeiros em sair correndo", denunciou Bastrikin, acrescentando que entre os funcionários do shopping "praticamente não tiveram vítimas".
Quatro pessoas foram detidas em decorrência do ocorrido, incluindo donos e locatários de lojas do shopping. A Comissão Investigativa disse que pretende levar o dono do shopping para depor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.