Trump cancela participação em cúpula no Peru; presidente ainda não visitou América Latina

Do UOL, em São Paulo

  • Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

    18.set.2017 - Donald Trump E Michel Temer durante jantar com presidentes latino-americanos em Nova York, no ano passado

    18.set.2017 - Donald Trump E Michel Temer durante jantar com presidentes latino-americanos em Nova York, no ano passado

A Casa Branca informou nesta terça-feira que o presidente Donald Trump não virá a Lima, no Peru, para a Cúpula das Américas, nesta sexta-feira (13). O presidente ficará nos Estados Unidos para "supervisionar a resposta norte-americana" ao suposto ataque químico do regime de Bashar al-Assad na Síria.

O vice-presidente Mike Pence viajará a Lima no lugar de Trump, segundo anunciou a secretária de imprensa, Sarah Sanders.

A Cúpula marcaria a primeira viagem de Trump à América Latina desde que assumiu o poder, em janeiro do ano passado. O encontro poderia sediar a primeira reunião bilateral entre Trump e Michel Temer, presidente brasileiro.

Trump viajaria ao Peru nesta sexta-feira e se dirigiria no sábado à Bogotá, na Colômbia, para um encontro bilateral com o presidente Juan Manuel Santos. Nas reuniões, Trump discutiria a crise na Venezuela, o combate à corrupção, além da imposição das tarifas de aço e alumínio.

Na segunda-feira, Trump prometeu uma resposta "contundente" ao suposto ataque químico do governo sírio, que deixou mais de 40 mortos na cidade de Douma, dominada pelos rebeldes, e disse que tomará uma decisão nas próximas horas sobre qual será essa represália.

"Não podemos deixar que isso ocorra neste mundo, especialmente quando, graças ao poder dos Estados Unidos, temos a capacidade de pará-lo", comentou o presidente americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos