Topo

Quem são as crianças que entregaram flores para os líderes coreanos

Crianças entregam flores aos líderes das duas Coreias - Reprodução/Reuters
Crianças entregam flores aos líderes das duas Coreias Imagem: Reprodução/Reuters

Do UOL, Em São Paulo

26/04/2018 22h28

Após o histórico aperto de mãos entre os líderes das Coreias do Sul e do Norte, os mandatários foram recebidos, no lado meridional da fronteira, por duas crianças, um garoto e uma garota, que lhes entregaram flores. O gesto, assim como todo o evento da noite desta quinta-feira (26) --manhã do outro lado do mundo-- foi carregado de simbolismos.

Primeiramente, porque imagens de crianças entregando flores ao ditador comunista, Kim Jong-un, fazem parte do arsenal de propaganda utilizado frequentemente pelo regime de Pyongyang. Hoje, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, entrou para a história posando para uma foto similar. 

Além disso, as crianças que participaram da solenidade, segundo a rede de TV CNN, são moradoras de Daeseong-dong, um vilarejo dentro da chamada zona desmilitarizada. Elas cresceram em uma região que, apesar do nome, é caracterizada pela forte presença militar e pela batalha ideológica de ambos os lados.

Da Coreia do Norte, altos falantes com grande potência ecoavam durante anos discursos oficiais do partido comunista. A Coreia do Sul respondia com alto-falantes mirando o lado oposto, tocando canções de grupos de K-Pop - o ritmo musical asiático que conquistou corações de adolescentes inclusive no Brasil.

Outro ponto que chamou a atenção foram os broches nos peitos das crianças que participaram da solenidade. Na Coreia do Norte, os estudantes recebem bottons com rostos da dinastia Kim ou a bandeira comunista. Nas vésperas da cúpula de hoje, porém, o desenho era outro: a bandeira das duas Coreias unificadas.