Topo

Represa se rompe e deixa mais de 30 mortos no Quênia

Homens carregam corpo de vítima do rompimento de represa em Solai, no Quênia - AFP Photo
Homens carregam corpo de vítima do rompimento de represa em Solai, no Quênia Imagem: AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

10/05/2018 04h22

Pelo menos 32 pessoas morreram e centenas de famílias estão desabrigadas após uma represa se romper na cidade de Solai, no sudoeste do Quênia, na quarta-feira (9).

A polícia local confirmou que 32 corpos foram recuperados e que seguem em andamento as operações de resgate. O número de mortos pode aumentar, pois muitas pessoas desapareceram.

"É uma catástrofe, porque a maioria dos habitantes estava dormindo no momento da tragédia", relatou o comandante da polícia local, Gideon Kibunjah.

A represa, localizada no condado de Nakuru, se rompeu por volta das 21h (locais), e a água inundou campos de agricultura, assim um shopping, várias escolas e outros edifícios da cidade de Solai.

Até o fim das operações de resgate, por volta de 1h (local), cerca de 40 pessoas foram resgatadas presas na lama e levadas para hospitais da região. Trinta e seis pessoas foram internadas em hospitais da região.

Segundo testemunhas citadas pelo jornal "Daily Nation", foi ouvida uma explosão antes que a água começasse a brotar, destruindo centenas de casas.

Trata-se de uma grande barragem localizada na parte superior de um total de três reservatórios de propriedade privada, que servem para abastecer as fazendas e terras de cultivos da região.

9.mai.2018 - Moradores de Solai e vítimas do rompimento da represa aguardam atendimento em ambulância - AFP Photo - AFP Photo
Moradores vítimas do rompimento da represa aguardam atendimento em ambulância
Imagem: AFP Photo
As outras duas represas estão em bom estado, mas também contêm uma grande quantidade de água, e mais de 20 famílias foram retiradas do local para evitar novos desastres.

O ministro do Interior, Fred Matiang'i, afirmou que enviará na manhã desta quinta um contingente de ajuda para o local, onde trabalham equipes de resgate do condado de Nakuru, a Cruz Vermelha queniana e o Serviço Nacional de Juventude.

Mais de 160 pessoas morreram no Quênia pelas inundações desde o início da temporada de chuvas em março. Antes da ruptura da represa de Solai, o governo havia anunciado um balanço de 132 vítimas fatais.

O Quênia tem duas temporadas de chuvas por ano: de outubro a dezembro e de março a junho. As três últimas foram relativamente calmas, mas a atual provocou tempestades intensas sobre boa parte do país e o leste da África.

Recentemente, a Cruz Vermelha queniana fez um apelo para arrecadar cinco milhões de dólares e ajudar os desabrigados de 32 dos 47 condados do país. (Com agências internacionais