Topo

Venezuela fecha fronteira com o Brasil antes das eleições presidenciais deste domingo

Nacho Doce/Reuters
Imagem: Nacho Doce/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/05/2018 14h11

O ministro de Defesa da Venezuela, Vladimir Padrinho, anunciou na sexta-feira (18) que as fronteiras do país permanecerão fechadas até segunda-feira por causa das eleições presidenciais que serão realizadas neste domingo. A medida é adotada em todo pleito realizado no país vizinho.

Segundo o ministro, o objetivo da medida é ampliar a segurança do eleitorado e do pleito durante o período de votação. As fronteiras serão fechadas às 21h locais de sexta (22h em Brasília) e só serão abertas às 6h locais de segunda-feira (7h em Brasília). O Itamaraty confirmou que a Embaixada do Brasil em Caracas foi informada do fechamento da fronteira entre a noite de sexta-feira e a manhã de segunda.

Veja também:


O ministro do Interior e Justiça venezuelano, Néstor Reverol, informou que também serão proibidas a venda e distribuição de bebidas alcóolicas, assim como o porte de armas de fogo durante o período.

Além disso, estão proibidas reuniões, manifestações públicas ou concentrações de pessoas de qualquer tipo que possam afetar o normal desenvolvimento do processo eleitoral na Venezuela.

O atual presidente do país, Nicolás Maduro, buscará a reeleição em um pleito contestado pela comunidade internacional e pela oposição local. A principal coalizão contrária ao chavismo, a Mesa da Unidade Democrática, decidiu não participar da eleição e pediu que a população boicote a votação do domingo.