Topo

Maduro não aceita sanções dos EUA após eleição e ordena expulsão de diplomata

AFP
Imagem: AFP

22/05/2018 15h05

Nesta terça-feira (22), o presidente reeleito da Venezuela Nicolás Maduro condenou às sanções econômicas norte-americanas impostas ao país após a última eleição. O político ordenou a expulsão de um diplomata norte-americano na Venezuela por suposto comportamento conspiratório contra seu governo. 

O governante fez o anúncio durante o ato em que foi proclamado como presidente reeleito e deu a Todd Robinson e seu vice Brian Naranjo 48 horas para deixarem o país. "Eu o declarei persona non grata e anuncio a saída do encarregado de negócios dos EUA em 48 horas", afirmou Maduro. 

As tensões com os Estados Unidos se elevaram após Maduro ser reeleito no pleito de domingo, marcado pela abstenção da população, por denúncias de fraude e por um pano de fundo de profunda crise.

Os EUA são um dos muitos países que não reconheceram a eleição como democrática, devido a irregularidades como a proibição da candidatura de rivais e o oferecimento de prêmios para eleitores.

Na segunda-feira, o presidente Donald Trump ampliou as sanções econômicas à Venezuela e emitiu uma ordem limitando a venda de ativos estatais venezuelanos nos EUA. (Com agências internacionais)