Topo

Corrida de touros deixa feridos graves em festa de São Firmino, na Espanha

Homem é atacado por touro durante primeiro dia da festa de São Firmino, na Espanha - Eloy Alonso/Reuters
Homem é atacado por touro durante primeiro dia da festa de São Firmino, na Espanha Imagem: Eloy Alonso/Reuters

Do UOL, no Rio

07/07/2018 11h59

Ao menos quatro homens ficaram feridos neste sábado (7) durante a tradicional corrida de couros no primeiro dia da festa de São Firmino, na Espanha. Três delas foram pisoteadas pelos animais, segundo informações da agência Associated Press.

As autoridades locais informaram que as vítimas são três espanhóis, dos quais um de 40 anos com ferimentos graves, e um jovem canadense de 20 anos também com sérias lesões.

Eles foram hospitalizados, mas ainda não há mais detalhes sobre o estado de saúde de cada um.

As ruas de calçada de Pamplona, onde ocorre a festa de São Firmino, amanheceram neste sábado mais escorregadias do que o habitual em virtude da chuva que caiu na cidade espanhola. Com isso, a corrida de touros ficou ainda mais perigosa.

De acordo com a AP, outros corredores foram pisoteados logo no começo do evento e houve também feridos no momento em que os 12 touros entraram na arena de Pamplona. Mas ainda não há informações sobre as vítimas.

Os corredores completaram o percurso de 850 metros com touros pesando de 550 kg a 630 kg durante dois minutos e 37 segundos.

A festa de nove dias de São Firmino é uma tradicional celebração na Espanha e foi popularizada pelo Prêmio Nobel de Literatura Ernest Hemingway.