Topo

Após 18 dias, Tailândia resgata 12 garotos e treinador presos em caverna

Do UOL, em São Paulo

10/07/2018 08h57Atualizada em 10/07/2018 17h50

A Tailândia retirou o último garoto e o treinador do time de futebol do complexo de cavernas de Tham Luang por volta das 18h30 locais desta terça-feira (10), 8h30 em Brasília. Encerram-se, assim, os 18 dias de operações de resgate dos 13 tailandeses presos no local desde 23 de junho.

"Todos os 12 'Javalis Selvagens' e seu treinador estão fora da caverna. Estão seguros. Mandem apoio a todos", confirmou a Marinha tailandesa no Facebook, citando os garotos pelo nome do time de futebol. Todos foram levados a um hospital.

Veja também:

Quatro membros da missão de resgate, um médico e três mergulhadores, foram os últimos a deixar a caverna, por volta das 11h30 do horário de brasília.

As buscas foram finalizadas no terceiro dia de operação, iniciada por volta da meia-noite de hoje no horário de Brasília (10h na Tailândia). Dezenove mergulhadores estiveram envolvidos na missão de hoje. 

Entre domingo e segunda-feira, em duas incursões dos socorristas, oito meninos foram retirados. Eles estão internados em um hospital da cidade de Chiang Rai, a cerca de 57 km do complexo de cavernas de Tham Luang. 

De acordo com o premiê tailandês, Prayut Chan-o-chau, os meninos resgatados receberam remédios que combatem a ansiedade, mas não tomaram anestésicos.

Os garotos no hospital estão sendo mantidos em isolamento para evitar o risco de infecção, conversando com seus pais por meio de uma janela de vidro. Por enquanto, a dieta dos garotos é limitada a mingau, pão e uma pequena quantidade de chocolate. Eles devem ficar em observação no hospital por pelo menos sete dias.

A operação de hoje ocorreu mesmo após intensa chuva atingir o local na noite de segunda e manhã desta terça. Segundo Narongsak Osatanakorn, ex-governador de Chiang Rai, que chefia a operação, as condições na caverna não mudaram muito - o que permitiu o reinício dos trabalhos.

Os intervalos entre uma entrada e outra dos mergulhadores na caverna ocorreram para descanso da equipe e reabastecimento do local com tanques de oxigênio. 

O time de futebol amador explorava a caverna em 23 de junho quando foi surpreendido por uma forte chuva que inundou o local, impedindo-o de sair. Em 2 de julho, o grupo foi encontrado por mergulhadores britânicos, famintos e amontoados na escuridão em um banco de lama em uma câmara parcialmente inundada a vários quilômetros da entrada do complexo.

Desde então, cerca de mil pessoas, entre tailandeses e estrangeiros, boa parte voluntariamente, trabalharam na tentativa de resgatá-los.

Depois de avaliar por dias como tirar os 13, uma operação de resgate foi iniciada no domingo, quando quatro dos meninos foram resgatados amarrados a mergulhadores.

Outros quatro foram resgatados na segunda-feira, e os quatro últimos meninos e o técnico foram retirados nesta terça-feira.

A felicidade pelo resgate, porém, tem um componente de tristeza por conta da morte de um mergulhador da Marinha tailandesa, na sexta-feira, durante uma missão de reabastecimento dentro da caverna.

Grupo de 12 garotos entrou em uma enorme rede de cavernas na Tailândia em 24 de junho - Facebook/Ekatol - Facebook/Ekatol
Imagem: Facebook/Ekatol

Quem são os 12 garotos e o treinador

  • Chanin Vibulrungruang, 11 (Apelido: Titan)
  • Panumas Sangdee, 13 (Apelido: Mig)
  • Duganpet Promtep, 13 (Apelido: Dom)
  • Somepong Jaiwong, 13 (Apelido: Pong)
  • Mongkol Booneiam, 13 (Apelido: Mark)
  • Nattawut Takamrong, 14 (Apelido: Tern)
  • Ekarat Wongsukchan, 14 (Apelido: Bew)
  • Adul Sam-on, 14
  • Prajak Sutham, 15 (Apelido: Note)
  • Pipat Pho, 15 (Apelido: Nick)
  • Pornchai Kamluang, 16 (Apelido: Tee)
  • Peerapat Sompiangjai, 17 (Apelido: Night)
  • Treinador assistente Ekapol Chantawong (apelido: Ake), 25 

(Com agências internacionais)