Topo

Avião perde 6.000 metros de altitude na China, e suspeita é de que pilotos estavam fumando

Hoby Sun contou que não entendeu quando a máscara de oxigênio caiu - Hoby Sun/Facebook
Hoby Sun contou que não entendeu quando a máscara de oxigênio caiu Imagem: Hoby Sun/Facebook

Do UOL, em São Paulo*

13/07/2018 04h01

A Air China, uma das principais companhias aéreas da China, abriu uma investigação para apurar uma denúncia de que um voo que partiu de Hong Kong desceu 6.000 metros e perdeu pressão na cabine porque os pilotos estariam fumando no cockpit e, sem querer, apertaram botões errados. As informações são da CNN.

O voo CA106, da Air China, que saiu de Hong Kong para a cidade de Dalian, desceu de 10 mil metros de altitude para menos de 4.000 metros em menos de nove minutos na terça-feira (10), segundo dados de GPS compartilhados com a CNN por um passageiro que estava a bordo da aeronave.

Veja também:

O Boeing 737 transportava 153 passageiros e nove tripulantes e aterrissou em segurança em Dalian, segundo o órgão regulador da aviação civil da China.

A imprensa estatal chinesa informou que a tripulação de cockpit estava fumando a bordo, o que é proibido pelos regulamentos da aviação.

A denúncia diz que os pilotos confundiram dois botões com ventiladores de reciclagem de ar, causando perda de pressão da cabine e queda de altitude da aeronave.

Quando se deram conta do erro, os pilotos religaram os botões. O avião, então, subiu para uma altitude de 7.500 metros e voou até Dalian com um nível de oxigênio abaixo do adequado na cabine.

Na quarta-feira (11), a Air China afirmou que a tripulação está sendo investigada pela Administração de Aviação Civil da China. Segundo o órgão, os investigadores inspecionaram a aeronave e interrogaram a tripulação. As "caixas pretas" do avião foram enviadas ao laboratório para decodificação e análise.

Hoby Sun, o passageiro que forneceu à CNN os dados de altitude de voo, disse que todos estavam calmos quando máscaras de oxigênio caíram por causa da despressurização.

"Não sabíamos o que estava acontecendo. Nem os comissários de bordo pareciam saber", disse ele à CNN na quinta-feira.

Não estou fisicamente machucado, mas o impacto psicológico permanece. Quando eu fecho meus olhos, vejo as máscaras de oxigênio penduradas na minha frente

A Air China, com sede em Pequim e membro da rede global da Star Alliance, possui uma frota de mais de 600 aviões. O único acidente fatal envolvendo a companhia aérea ocorreu em 2002, quando um Boeing 767 caiu em uma colina o perto de Busan, na Coreia do Sul, matando 129 das 166 pessoas a bordo.

*Com agências internacionais