Topo

Ataques a cerca de 80 carros assustam moradores, intrigam a polícia e irritam premiê da Suécia

Carros incendiados na praça Frolunda, em Gotemburgo, na Suécia - Adam Ihse/TT via AP
Carros incendiados na praça Frolunda, em Gotemburgo, na Suécia Imagem: Adam Ihse/TT via AP

Do UOL, em São Paulo

14/08/2018 15h17

Jovens mascarados incendiaram dezenas de carros durante a noite na Suécia e atiraram pedras contra a polícia, provocando uma reação furiosa do primeiro-ministro, que denunciou uma noite "extremamente organizada" de vandalismo. Pelo menos duas pessoas já foram presas.

Cerca de 80 carros foram incendiados durante a noite, a maioria deles na segunda maior cidade da Suécia, Gotemburgo, e nas proximidades de Trollhattan, uma cidade industrial. Incêndios também foram registrados em menor escala em Malmo, a terceira maior cidade da Suécia, informou a polícia nesta terça-feira (14).

Em Trollhättan, a nordeste de Gotemburgo, onde pelo menos seis carros foram queimados, pedras também foram jogadas na polícia e as estradas foram bloqueadas.

A polícia informou que os ataques começaram em um curto período de tempo e disse acreditar que "existe uma conexão entre os incêndios".

"Ainda não sabemos o motivo", disse o porta-voz da polícia, Christer Fuxborg, à Associated Press. “Nossa teoria é que os incêndios foram, de alguma forma, coordenados em mídias sociais, como o Snapchat, mas não sabemos por quê.”

O jornal local "Goteborg-Posten" relatou que a polícia nos últimos dias tem atuado na busca de traficantes de drogas em Frolunda, um subúrbio de Gotemburgo, onde ocorreram alguns incêndios.

"Honestamente, não sabemos se tem algo a ver com isso", disse Fuxborg.

Fotos postadas pelo tabloide sueco "Aftonbladet" mostraram homens vestidos de preto queimando carros em um estacionamento perto de Gotemburgo.

A agência de notícias sueca TT disse que testemunhas viram "jovens mascarados" fugindo.

14.ago.2018 - Carros incendiados na praça Frolunda, em Gotemburgo, na Suécia - Adam Ihse/TT via AP - Adam Ihse/TT via AP
Carros incendiados na praça Frolunda, em Gotemburgo, na Suécia
Imagem: Adam Ihse/TT via AP

A polícia já identificou vários jovens que estavam nos locais do incêndio.

“Nós falamos com eles, mas não podemos concluir que eles começaram os incêndios. Também falamos com os pais deles”, disse Fuxberg, acrescentando que a polícia ainda está nos estágios iniciais da investigação.

Duas pessoas, com idades entre 16 e 21 anos e que vivem em Frolunda, foram detidas para interrogatório, disse Fuxborg. Mais suspeitos provavelmente vão ser detidos.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, atacou os responsáveis pelos ataque e perguntou: "O que diabos vocês estão fazendo?".

Em uma entrevista à emissora pública Rádio Suécia, ele disse que estava "realmente ficando furioso" e que "a sociedade deve reagir de maneira dura". Ele afirmou que os incêndios pareciam ser "extremamente coordenados".

O líder da oposição, o conservador Ulf Kristersson, comentou em entrevista sobre a existência de um padrão "muito preocupante", no qual "arruaceiros aterrorizam pessoas sem saber muito bem com qual propósito, mas é terrível".

Nenhum ferimento foi relatado. No entanto, os incêndios estão exigindo muito trabalho de policiais e funcionários de resgate, além de assustar os moradores.

"Eles danificam as áreas residenciais e as destroem para seus vizinhos", disse Lofven.

“Estou sem palavras. Isso é tão terrível, é destrutivo e é pura maldade ”, disse Jonas Ransgaard, membro do conselho da cidade de Gotemburgo, ao jornal "Goteborgs-Posten". (Com agências internacionais)