Topo

Governo emite 14, 3 mil carteiras de trabalho para venezuelanos

Venezuelanos vem ao Brasil para fugir da crise econômica e política que assola a Venezuela - AFP
Venezuelanos vem ao Brasil para fugir da crise econômica e política que assola a Venezuela Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 16h23

A superintendência Regional de Trabalho de Roraima diz que emitiu cerca de 14,3 mil carteiras de trabalho para os refugiados venezuelanos no país no período de setembro de 2017 a julho de 2018 -- 11.547 novas carteiras só neste ano.

O objetivo da medida é auxiliar os imigrantes que chegam ao Brasil fugidos da crise econômica que abala a Venezuela.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o saldo de vagas para trabalhadores não brasileiros – diferença entre as admissões e demissões – foi de 2.406 nos meses de abril, maio e junho deste ano, menos do que no trimestre anterior, quando foram abertos 3.452 postos de trabalho.

Mais da metade das vagas é ocupada por haitianos, vindos ao Brasil após o terremoto que devastou o Haiti em 2010. No entanto, o número de venezuelanos empregados vem crescendo, quase dobrando nos dois trimestres deste ano, de 432 vagas para 802.

Segundo dados do Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra), a maior parte dos imigrantes que trabalham no Brasil desempenha funções como auxiliares nos serviços de alimentação, cozinheiros, abatedores de aves e suínos, vendedores de comércio varejista, pedreiros, repositores de mercadorias entre outras.