Topo

Em Buenos Aires, brasileiros e argentinos brigam por 'Bolsonaro' e 'Lula Livre'

Luciana Taddeo

De Buenos Aires, Argentina

08/10/2018 14h57

Cerca de uma hora após o fechamento das urnas das eleições presidenciais no último domingo (7), em Buenos Aires, houve uma confusão entre eleitores brasileiros e integrantes de um movimento social argentino.

Cerca de 30 pessoas esperavam pela divulgação dos resultados do lado de fora da embaixada do Brasil na capital argentina, quando um grupo de manifestantes do movimento Barrios de Pie estendeu uma bandeira brasileira amarrada a uma argentina onde se lia “Lula Livre”, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois, quando colocavam sobre a bandeira faixas com os dizeres “Bolsonaro não” e “fora fascistas e machos da América Latina”, um grupo de brasileiros começou, então, a gritar para que os argentinos deixassem do local. “Você é brasileira?”, perguntou uma brasileira às argentinas. “Tirem a minha bandeira do chão!”, exigiu.

Em meio à discussão, uma das brasileiras, grávida, arrancou a bandeira argentina, separando-a da brasileira. “Esta [bandeira] não é sua, é minha”, disse, posteriormente, para uma das integrantes do movimento social argentino. “Onde estão os brasileiros aqui com vocês? E esta é minha embaixada”, gritou a eleitora, apontando para o edifício diplomático.

“Violentos, todos violentos”, exclamou uma das argentinas em relação ao episódio. “Vocês têm que escutar e não rasgar”, foi um de seus argumentos. 

Para o UOL, ela disse não querer um presidente violento na América Latina. “Entendemos que a solidariedade com o povo brasileiro se expressa a partir de uma ideia de unidade da Argentina e do Brasil na defesa dos direitos das mulheres e dos mais humildes. Acreditamos que o que o Bolsonaro significa para a América Latina é um regresso neste sentido”, afirmou.

Já a gestante que protagonizou a separação das bandeiras, disse que o fez por não querer que a do Brasil estivesse no chão, “apoiando o comunismo e falando Lula Livre”. “A gente está em frente à embaixada do nosso país, lutando para o nosso país e eles vêm e colocam uma bandeira do Brasil e da Argentina. Nós amamos a Argentina, nós moramos aqui, mas não tem nenhum brasileiro colocando bandeira aqui. Aí vem a mídia e coloca como se nós estivéssemos apoiando isso aqui. Não, nós somos Bolsonaro”, manifestou.

Até o momento em que a reportagem esteve no local, a confusão não chegou a um confronto físico, mesmo após muito bate-boca e gritaria. Dos 6200 eleitores estavam habilitados para votar na embaixada do Brasil em Buenos Aires neste domingo, 51% compareceram às urnas. Nesta jurisdição, que conta com oito seções eleitorais, Jair Bolsonaro obteve 36,43% dos votos válidos, Fernando Haddad 25,93% e Ciro Gomes 19,88%.