Topo

Australiano morre oito anos após comer uma lesma e contrair infecção

O australiano Sam Ballard morreu oito anos após ter comido uma lesma - Reprodução/Facebook
O australiano Sam Ballard morreu oito anos após ter comido uma lesma Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

06/11/2018 13h40

O australiano Sam Ballard, 28, morreu na última sexta-feira (2), em um hospital em Sydney, oito anos após ter comido uma lesma, em um desafio proposto por seus amigos adolescentes.

O jovem jogador de rúgbi tinha apenas 19 anos quando comeu a lesma em uma brincadeira e acabou infectado por um parasita raro.

Segundo a imprensa local, Ballard morreu cercado de familiares e dos amigos mais íntimos. A jornalista australiana Lisa Wilkinson, que apresentou um programa que acompanhou o drama da família Ballard, contou que as últimas palavras do jovem a sua mãe foram: "Eu te amo".

Lesma causou meningite

Ballard jogava rúgbi e fazia faculdade quando engoliu o molusco durante uma festa em Sydney, em 2010, após ter sido desafiado por alguns amigos.

Segundo Jimmy Galvin, umas das pessoas presentes na festa, a lesma estava andando pelo local quando Ballard propôs comer o animal, com o incentivo dos amigos. Poucos dias depois, o jovem começou a sentir tontura, fraqueza e a vomitar, e, por isso, foi levado a um hospital.

A mãe do rapaz, Katie Ballard, disse que, incialmente, desconfiava que o filho poderia sofrer de esclerose múltipla, mesma doença que acometeu o pai do jovem.

Ballard, no entanto, contou à mãe que havia comido uma lesma. Ele foi diagnosticado com uma infecção causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, normalmente encontrado em ratos, mas que também pode ter lesmas e caramujos como hospedeiro.

Como resultado da infecção, Ballard contraiu uma meningoencefalite eosinofílica, uma perigosa forma de meningite que o deixou em coma por 420 dias. Quando acordou, ele tinha sérias lesões cerebrais e estava com boa parte do corpo paralisado, precisando de cuidados intensivos durante o dia inteiro.

Mãe nunca culpou amigos

A mãe do jovem, Katie Ballard, afirmou em entrevistas concedidas ao longo dos últimos oito anos que não culpa os amigos do filho pela doença. Segundo ela, o incidente mudou a vida de todos para sempre.

Ela passou os últimos amigos da vida de Ballard lutando contra o governo australiano depois que o poder público cortou o apoio financeiro que a família recebia para o tratamento do rapaz.

Carne mal cozida pode infectar humano

Não é apenas comendo uma lesma viva que um ser humano pode ser infectado pelo parasita. A contaminação pode ocorrer ao consumir carne mal cozida ou vegetais mal lavados que carregava caracóis ou lesmas.

Mesmo a bebida pode ser a porta de entrada da contaminação, caso tenha sido deixada aberta para a entrada de lesmas.

Como o ciclo de vida do verme não é completado em humanos, o parasita pode se perder pelo corpo e ir parar no cérebro, onde permanecerão, causando meningite e outras complicações. (Com agências internacionais)