SP fica longe do topo em ranking de melhores cidades para estrangeiros

São Paulo é pouco atrativa para os estrangeiros. Pelo menos é o que revela o ranking 2018 do Internations, organização que promove encontros e dá suporte para expatriados -- no geral, trabalhadores enviados ao exterior pelas empresas.
Em uma lista que reúne 72 cidades, São Paulo ficou na 59ª posição, e é a única brasileira da lista. A capital paulista teve avaliação pior do que outras cidades latinoamericanas, como Santiago (36ª posição) e Cidade do México (19ª posição).
Divulgado nesta sexta-feira (23), o "Expat Insider Survey" ouviu quase 12 mil expatriados em 55 países. Foram levados em consideração 13 critérios agrupados em quatro categorias: qualidade de vida urbana, facilidade para se instalar, condições de trabalho, finanças e alojamento.
No ano passado, São Paulo havia ficado em 42º lugar - mas a lista havia avaliado 51 cidades.
Melhores e piores cidades
Quatro localidades asiáticas ocupam as cinco primeiras posições em termos de avaliação positiva de trabalhadores estrangeiros. A campeã do ranking é Taipei, capital de Taiwan, e o segundo lugar é ocupado por Singapura.
"Em nenhuma outra cidade, os expatriados estão tão satisfeitos com a disponibilidade, acessibilidade e qualidade de assistência médica, assim como transporte público e segurança", diz o estudo sobre Taipei.
O ranking diz que Tapiei foi bem avaliada apesar da remuneração "baixa" para o padrão dos expatriados: 70% dos entrevistados reportou renda familiar inferior a 50 mil dólares por ano (R$ 15 mil por mês). "Mas o dinheiro não parece ser um problema: 79% estão satisfeitos com a situação financeira".
Fatores culturais também pesam na avaliação da cidade. O estudo diz que os taiwaneses são amigáveis, mesmo com a barreira do idioma: 8º cidade mais fácil para fazer amigos dentro o ranking.
As 5 cidades mais bem colocadas no ranking em 2018 são:
- Taipei (Taiwan)
- Singapura (Singapura)
- Manama (Barém)
- Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã)
- Bangcoc (Tailândia)
Na outra ponta, cidades da Arábia Saudita ocupam as piores avaliações. "As oportunidades de lazer e entretenimento são escarças, principalmente para quem muda sozinho, sem a família", descreveu um participante do estudo.
Grandes cidades europeias também tiveram baixa avaliação, principalmente pelas dificuldades de encontrar alojamento e pelos custos.
As 5 cidades com pior avaliação no ranking 2018:
72. Riad (Arábia Saudita)
71. Jidá (Arábia Saudita)
70. Roma (Itália)
69. Estocolmo (Suécia)
68. Londres (Inglaterra)
Outros destaques:
59. São Paulo
46. Nova York
18. Lisboa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.