Topo

Chanceler diz a Trump para não se meter em assuntos franceses

"A raiva do povo" e símbolo anarquista em pichação em Paris na manhã de domingo (9) - Eric Feferberg/AFP
"A raiva do povo" e símbolo anarquista em pichação em Paris na manhã de domingo (9) Imagem: Eric Feferberg/AFP

Do UOL, em São Paulo*

09/12/2018 15h20

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, pediu ao presidente americano, Donald Trump, neste domingo (9), que não interfira na política doméstica da França, após uma série de tuítes de Trump sobre os protestos dos chamados "coletes amarelos" no país. Nas postagens, Trump critica o Acordo de Paris e liga os altos impostos às metas ambientais do documento. 

"Digo a Donald Trump, e o presidente da República (Emmanuel Macron) lhe diz também: não tomamos partido nos debates americanos, deixem-nos viver nossa vida como nação", declarou Le Drian em entrevista a uma rede de televisão. "Nós não compartilhamos nossas considerações sobre a política interna americana e queremos que isso seja recíproco", acrescentou.

No sábado (8), com os levantes violentos que ocorreram em Paris e outras cidades, Trump, se manifestou em sua conta no Twitter ligando o descontentamento dos franceses a falhas do Acordo de Paris e sugerindo que os manifestantes deveriam entoar "Nós queremos Trump".

Leia mais: 

"O Acordo de Paris não está funcionando tão bem para Paris", escreveu ele, em referência ao acordo do clima que reúne mais de cem países e do qual o Estados Unidos se retiraram, sob a gestão de Trump, em 2017.

"Protestos e tumultos por toda a França. As pessoas não querem pagar grandes somas de dinheiro, em grande parte para o terceiro mundo (que são questionavelmente governados), para talvez proteger o meio ambiente."

O presidente ainda sugere, no post, o canto "Nós queremos Trump" entre os manifestantes. Na cobertura da imprensa internacional, não houve registros de menções a Trump em meio aos protestos. "Este slogan não foi ouvido por nenhum de nossos jornalistas presentes nas passeatas", informou o "Le Monde" em sua página na internet.

Em outra postagem pouco mais tarde, o presidente norte-americano escreveu: "Dia e noite tristes para Paris. Será que não é hora de acabar com com o rídiculo e extremamente caro Acordo de Paris e devolver o dinheiro às pessoas na forma de menores impostos?"

O chanceler francês questionou que os protestos dos "coletes amarelos", que se desenrolam há três semanas, tenham tido manifestações favoráveis a Trump.

"Os 'coletes amarelos' não se manifestaram em inglês, até onde sei, e, para ser honesto, as imagens que circularam nos Estados Unidos em que se ouve 'We  want Trump' ('Queremos Trump') foram registradas em Londres, em uma viagem do presidente Trump há vários meses", explicou.

*Com EFE