Topo

Premiê espanhol diz esperar que Brasil não dê passo para trás com Bolsonaro

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez em um encontro promovido pela agência de notícias Reuters, em Nova York - Shannon Stapleton/ Reuters
O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez em um encontro promovido pela agência de notícias Reuters, em Nova York Imagem: Shannon Stapleton/ Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/01/2019 08h22

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou desejar que o Brasil "não dê um passo para trás" na política com o novo presidente Jair Bolsonaro (PSL), pois "o futuro nunca foi conquistado" dessa maneira.

Em entrevista à agência Efe, Sánchez, líder do partido de esquerda PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), acrescentou que gostaria de ter "as melhores relações com um parceiro comercial e econômico como o Brasil, que é tão importante para nós".

Quando questionado sobre uma possível viagem oficial ao Brasil, o premiê não descartou a possibilidade. Ele confirmou que ainda em janeiro estará no México para visitar o novo presidente, Andrés Manuel López Obrador, que assumiu o cargo no início do mês passado. 

Sánchez assumiu o cargo de primeiro-ministro da Espanha em maio do ano passado, após a saída do conservador Mariano Rajoy derrubado com a aprovação de uma moção de censura pelo Parlamento. O partido de Rajoy, o opositor PP (Partido Popular) foi alvo de uma acusação de uso de caixa dois em campanhas entre 1999 e 2005.

Defensor de valores progressistas e da União Europeia, Sánchez, 46, perdeu duas eleições para o Parlamento até conseguir mobilizar o apoio da coalizão de esquerda Unidos Podemos, e de nacionalistas catalães e bascos para derrotar Rajoy em 2018.

*Com EFE