Topo

Indonésia encontra gravador de voz de avião que caiu em outubro e matou 189

O 737 MAX 8 com matrícula PK-LQP estava em serviço com a Lion Air há menos de 3 meses (Tangerangonline) - 737max_lionair
O 737 MAX 8 com matrícula PK-LQP estava em serviço com a Lion Air há menos de 3 meses (Tangerangonline) Imagem: 737max_lionair

Do UOL, em São Paulo*

14/01/2019 02h37

Foi encontrado o gravador de voz da cabine do avião da Lion Air que caiu no Mar de Java no ano passado, divulgou Ridwan Djamaluddi, do ministério de assuntos marítimos da Indonésia nesta segunda-feira (14). No acidente, morreram 189 pessoas.

Segundo ele, também foram encontrados restos mortais das vítimas no mesmo local.

Se o gravador de voz não estiver danificado, ele poderá fornecer informações adicionais valiosas para os investigadores.

Sobre o acidente

O jato Boeing 737 MAX 8 caiu no mar de Java em 29 de outubro de 2018, poucos minutos depois de decolar de Jacarta, matando todos a bordo.

O gravador de dados do cockpit foi recuperado após poucos dias e mostrou que o indicador de velocidade do jato havia apresentado defeitos nos últimos quatro voos.

Este foi o pior desastre aéreo na Indonésia desde 1997, quando 234 pessoas morreram em um vôo da Garuda perto de Medan. Em dezembro de 2014, um voo da AirAsia de Surabaya para Singapura mergulhou no mar, matando todos os 162 a bordo.

A Lion Air é uma das companhias aéreas mais jovens da Indonésia, mas cresceu rapidamente, voando para dezenas de destinos domésticos e internacionais. Ela vem se expandindo agressivamente no sudeste da Ásia, uma região em rápido crescimento, com mais de 600 milhões de pessoas.

*Com informações da AFP