Topo

"Alpinista de biquíni" era autodidata, considerada experiente e escalava só

Gigi Wu, conhecida como a "alpinista de biquíni", posta foto em montanha - Reprodução/Facebook
Gigi Wu, conhecida como a "alpinista de biquíni", posta foto em montanha Imagem: Reprodução/Facebook

Lucas Sarti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/01/2019 09h52

A taiuanesa Gigi Wu ficou conhecida nas redes sociais como "a alpinista de biquíni" por postar fotos em topo de montanhas e cenários cinematográficos com trajes de praia. Em seu perfil oficial no Facebook, Gigi Wu, de 36 anos, compartilhava suas experiências no dia a dia de uma alpinista. No último fim de semana, durante uma escalada no Parque Nacional Yushan, em Taiwan, Gigi sofreu uma queda e morreu à espera de socorro. A alpinista estava sozinha, o que já havia motivado críticas de seguidores, e teria morrido de hipotermia.

Gigi Wu era o nome "americanizado" de Wu Jiyu, que era conhecida por seus amigos de escaladas como "G Brother". Admirada nas redes sociais, Gigi utilizava o Facebook para relatar sua rotina e interagia constantemente com os fãs. A prática de ir para escaladas sozinha era comum para Gigi, que admitiu se incomodar com comentários rudes de "grupos de alpinistas mais velhos".

"Me disseram: 'Mulheres não devem escalar montanhas sozinhas, é muito perigoso. É muito perigoso escalar montanhas sem homens' (...) Um grupo de velhos me disse 'é muito perigoso escalar sozinho. Sozinho é mais complicado do que em um grupo'. Não quis discutir, não concordei, nem discordei", escreveu Gigi na legenda de uma das fotos que compartilhou em sua página.

Gigi Wu equipada - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Gigi Wu só retirava o equipamento na hora de tirar fotos de biquíni
Imagem: Reprodução/Facebook
Gigi morava no distrito Xinzhuang, na cidade de Nova Taipei, com sua mãe. As duas compartilharam a mesma casa por mais de 10 anos. Segundo o jornal LTN, de Taiwan, um vizinho de Gigi afirmou que a mulher de 36 anos tinha uma ótima relação com sua mãe e era "generosa" e "amigável". Amante dos esportes, Gigi saia todos os dias cedo de casa para realizar exercícios físicos, quando não estava viajando. 

Quando a morte dela foi divulgada na imprensa local, muitos admiradores saíram em defesa da alpinista, clamando que a taiuanesa não vestia apenas seus conhecidos biquínis ao realizar uma escalada. Gigi utilizava roupas e equipamentos especializados. Quando chegava ao topo da montanha, a taiuanesa retirava os equipamentos e as roupas, e tirava suas fotos. Registros nas redes sociais mostram Gigi vestindo roupas especializadas no momento da escalada. 

100 montanhas em um ano

Gigi Wu de canga - Gigiwu.bgn/Facebook - Gigiwu.bgn/Facebook
Gigi Wu era considerada uma alpinista experiente
Imagem: Gigiwu.bgn/Facebook
A modelo afirmava em entrevistas ter escalado mais de 100 montanhas em um ano. Apesar da experiência, a alpinista convivia com quedas e lesões. Na véspera de Natal de 2018, Gigi publicou uma foto de suas pernas machucadas após cair enquanto escalava uma montanha. Bem-humorada, a taiuanesa brincou com a situação. 

"Eu realmente vivi de novo dessa vez. Minha amiga viu onde eu escorreguei. Quando escorreguei, já estava com o celular na mão. Chorei por 10 minutos, mas chorar por 10 minutos não é chorar de verdade", contou, seguido de risadas e emojis. 

Além de ser criticada por viajar sozinha, Gigi também tinha oposição por suas fotos de biquíni. Em sua página quase não é possível ver comentários rudes, mas a alpinista fazia questão de expor sua opinião sobre suas fotos de biquíni que, para Gigi, eram uma forma de arte. 

Estava procurando por fotos de viagens de outras pessoas, e encontrei fotos de homens nus em caminhadas. De verdade, não é muito confortável. Talvez isso não seja arte, não seja tão bonito assim...E para aqueles que me odeiam, isso não é da minha conta. Só preciso focar no meu trabalho

Gigi Wu

As fotos artísticas publicadas por Gigi em seu Facebook quase sempre eram tiradas pela própria alpinista. Mas engana-se quem pensa que Gigi se arriscava no topo das montanhas para tirar uma selfie. A taiuanesa utilizava equipamento profissional de fotografia, como tripé e câmera profissional, e o "timer" (programa que permite tirar fotos com intervalo de tempo) era seu melhor amigo. Em um protesto feito em uma publicação, Gigi explicou como tirava suas fotos. 

Gigi Wu de biquíni em montanha - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Gigi Wu, conhecida como a "alpinista de biquíni", posta foto em montanha
Imagem: Reprodução/Facebook
"Muitas pessoas dizem que as fotos em picos e montanhas perigosas, mas você sabe se a pessoa está tirando uma selfie?", disse a alpinista na legenda de uma foto de sua câmera posicionada em cima de uma rocha. 

Mesmo com centenas de montanhas escaladas e anos de experiência, Gigi se considerava uma alpinista amadora. Participante de escaladas em grupo e sozinha, a taiuanesa não havia feito nenhum tipo de curso e aprendeu tudo na prática. "Eu não sou do clube dos montanhistas. Muito menos de alguma associação. Não participei de treinamentos guiados, ou qualquer tipo", escreveu Gigi, que começou a escalar após perder uma aposta para um amigo. 

Companheiros de viagens de Gigi também comentaram e compartilharam suas histórias com G Brother. "Ela se foi. Uma pessoa que amava montanhas e caminhadas, e que explorou muitas rotas. Taiwan tem mais de 240 montanhas de mais de 3 mil metros. E o mais impressionante era uma pessoa de biquíni lá no alto", escreveu o perfil Snow Sheep, de um grupo de amigos de caminhada de Gigi. 

O perfil de colegas da alpinista também expôs o lado altruísta de Gigi. Segundo Snow Sheep, a taiuanesa escrevia artigos para ajudar outros alpinistas, e dava dicas de sobrevivência aos aventureiros mais jovens. 

Em um post recente no Facebook, Gigi compartilhou fotos de uma refeição, e recebeu diversos comentários de fãs. As atividades do dia a dia também eram publicadas pela alpinista nas redes sociais. Registros de uma viagem recente à Inglaterra foram feitos e acompanhados de seu característico humor na hora de publicá-los. "Essa roupa quente é inútil. Todos os dias estou usando shorts", brincou Gigi.