Topo

Doença rara transmitida por mosquito faz terceira vítima nos EUA

Anopheles, mosquito que transmite malária - iSTock
Anopheles, mosquito que transmite malária Imagem: iSTock

Do UOL, em São Paulo

10/09/2019 21h40

Uma doença rara transmitida por um mosquito fez sua terceira vítima nos Estados Unidos. Ontem, o Departamento de Saúde de Rhode Island divulgou um comunicado informando que um indivíduo morreu de Encefalite Equina do Leste (EEE) após ficar nove dias internado.

Este foi o primeiro caso da doença no estado desde 2010, sendo o primeiro caso fatal desde 2007.

EEE é extremamente raro, e uma média de apenas sete casos são diagnosticados por ano nos Estados Unidos. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CCD), 30% resulta em morte.

Segundo o CCD, pessoas acima de 50 anos e com menos de 15 anos são mais suscetíveis à doença, cujos sintomas começam de quatro a 10 dias após a infecção.

Os infectados desenvolvem calafrios, febre, letargia e dor nas articulações. Nos casos em que a doença entra no sistema nervoso central, um terço dos pacientes morre de EEE, e aqueles que sobrevivem podem desenvolver deficiência mental e física. Não há vacina para a doença.

O governo de Rhode Island está conduzindo um tratamento em quatro áreas que são consideradas de risco.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi escrito no título e no primeiro parágrafo da primeira versão do texto, não é um mosquito raro que causa a doença. Ela é causada por um vírus transmitido por um mosquito. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi escrito no terceiro parágrafo da primeira versão do texto, este foi o primeiro caso fatal da doença em Rhode Island desde 2007, e não desde 2010. O erro foi corrigido.

Mais Internacional