Topo

UOL transmite "Roda Viva" com o escritor israelense Yuval Harari

Historiador Yuval Noah Harari, 43; ele acredita que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem incentivar sistemas de governo centralizados  - Ciaran McCrickard/Divulgação
Historiador Yuval Noah Harari, 43; ele acredita que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem incentivar sistemas de governo centralizados Imagem: Ciaran McCrickard/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/11/2019 04h01

Nesta segunda-feira (11), o UOL transmite o programa "Roda Viva", da TV Cultura, com o escritor israelense Yuval Harari. A jornalista Daniela Lima, editora da coluna "Painel", da Folha, conduz a entrevista, a partir das 22h.

Professor de História, Harari é autor dos best-sellers "Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã" (Companhia das Letras) e "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" (L&PM Editores), com milhões de cópias vendidas no mundo todo.

Sua obra mais recente, publicada no Brasil em 2018, é o livro "21 Lições sobre o Século 21" (Companhia das Letras), onde Harari destrincha questões como as crises tecnológicas, a proliferação de fake news e os problemas que enfrentamos em relação ao meio ambiente.

Aos 43 anos, ele é considerado um dos principais pensadores da atualidade e está participando de uma série de palestras e eventos no Brasil. Em uma de suas falas durante a 5ª Semana de Inovação, evento realizado em Brasília na última semana, Harari fez alertas sobre o início da nossa relação com a Inteligência Artificial.

"Pessoas vão ter que se reinventar repetidamente em suas vidas e os governos vão ter que participar e ajudar as pessoas a gerir suas vidas nos períodos de transição, por meio do pagamento do retreinamento", afirmou o escritor.