Topo

Esse conteúdo é antigo

Submarino da 2ª Guerra Mundial é achado pelos EUA após 75 anos sumido

Submarino é encontrado após 75 anos - Reprodução/YouTube
Submarino é encontrado após 75 anos Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

11/11/2019 13h40Atualizada em 11/11/2019 18h30

Um submarino dos Estados Unidos que estava desaparecido por 75 anos e foi um dos mais destrutivos da 2ª Guerra Mundial foi encontrado próximo ao Japão. O USS Grayback foi descoberto em junho, de acordo com a CBS.

A informação foi divulgada pelo Lost 52 Project, um grupo de exploração que tem como missão encontrar as carcaças de todos os submarinos perdidos pelos norte-americanos durante a Guerra.

O Grayback saiu de Pearl Harbor - palco do ataque japonês que levou os EUA à guerra -, em janeiro de 1944, para sua décima patrulha de combate. Dois meses depois, foi listado como desaparecido. De acordo com o site do projeto, ele foi afundado por um avião japonês.

No ano passado pesquisadores informaram que detectaram um erro na latitude e longitude de onde foi registrado o possível desaparecimento do submarino. O erro representava uma imprecisão de 100 milhas.

"Ficamos exaltados com esta descoberta, mas também foi algo sombrio, já que também achamos corpos de 80 homens", disse Tim Taylor, ao The New York Times.

De acordo com a Marinha dos EUA, o USS Grayback foi responsável por afundar ao menos 14 embarcações inimigas. No começo do ano, o Lost 52 Project encontrou o USS Grunion, um submarino perdido desde 1942, na costa do Alasca.