Topo

Esse conteúdo é antigo

Quase 150 covas são encontradas sob terreno de escola nos Estados Unidos

Terreno pertencente à King High School (foto) pertencia a antigo cemitério apenas para pessoas negras - @KingHSLions/Twitter
Terreno pertencente à King High School (foto) pertencia a antigo cemitério apenas para pessoas negras Imagem: @KingHSLions/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/11/2019 18h00

Um radar de penetração no solo localizou 145 covas sob uma escola em Tampa, no estado norte-americano da Flórida. A informação foi divulgada hoje pelo jornal Miami Herald.

Os caixões, que estavam a no máximo 1,5 m do solo, faziam parte de um cemitério chamado Ridgewood Cemetery. Hoje, o terreno faz parte de um descampado utilizado pela King High School para atividades de agricultura.

O anúncio foi feito pela própria escola durante uma reunião do Comitê de Resposta Histórica do distrito, criado justamente diante dos rumores de que a escola poderia ter sido construída sobre um cemitério.

Segundo a imprensa local, a expectativa é de que sejam encontrados entre 250 e 270 covas no cemitério da escola, quase todas pertencentes a pessoas negras. O cemitério foi aberto em 1942, mas foi vendido pela Prefeitura de Tampa a uma empresa em 1957. Dois anos depois, o terreno foi vendido ao distrito escolar.

"Certamente, naqueles tempos, os lucros estavam acima das pessoas, especialmente para aquelas que se pareciam comigo", disse a responsável pela Diretoria Escolar do Contado de Hillsborough, onde fica Tampa, Tamara Shamburger, que é negra.

Curiosamente, é a segunda vez em menos de três meses que um cemitério esquecido é encontrado na região de Tampa. Em agosto, arqueólogos encontraram cerca de 130 féretros de outro cemitério apenas para pessoas negras em um bairro da cidade.