Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciclista pedala por 9 horas em Londres para fazer mapa com desenho de rena

Mapa em forma de rena que foi pedalado por ciclista pelas ruas de Londres - Reprodução/Strava
Mapa em forma de rena que foi pedalado por ciclista pelas ruas de Londres Imagem: Reprodução/Strava

Do UOL, em São Paulo

10/12/2019 16h20

O passatempo de Anthony Hoyte, de Cheltenham (150 km de Londres), é criar desenhos usando um aplicativo chamado Strava, que monitora atividades físicas. Para isso, ele planeja complexas rotas ciclísticas e pedala por elas. Seu rastro fica registrado no aplicativo, formando, ao final, a imagem de um mapa, e é aí que começa a brincadeira.

Este foi o terceiro ano em que ele se dedicou a fazer uma ilustração com tema natalino. De acordo com o site Insider, a mais impressionante até agora.

"Estou muito feliz com isso", disse Hoyte, que tem 51 anos. "Você planeja tudo, mas até voltar e fazer o upload, não tem certeza se vai funcionar ou não".

Desta vez, a rota desenhada para criar uma rena teve 126 quilômetros, começando em Hammersmith, no oeste de Londres, passando pelo norte até Edgware, depois seguindo para o sul e para o leste por Hampstead Heath e Wood Green.

Finalmente, ele retornou ao sul através de Kilburn e Maida Vale e terminou ao longo da Euston Road, no centro de Londres.

Quando alcançou nove horas pedalando, chegou ao seu limite, mesmo sendo um ciclista regular.

"Eu moro no campo e é muito diferente entrar em Londres", disse ele. "Particularmente em Neasden e Wembley, não é dos ciclismos mais agradáveis".

"Essa é a minha distância máxima, eu não gostaria de ir muito além disso", ele afirmou. "É um longo dia sobre o selim".

Hoyte já produziu cerca de uma dúzia de mapas artísticos usando sua bicicleta e acredita que sua preparação como designer de produtos ajuda no processo criativo de planejar as rotas.

"Eu passo muito tempo olhando mapas, e é como esperar que as coisas pulem em você", disse ele. "Normalmente, olho para os mapas até ver algo - 'parece um nariz' -, então penso 'onde posso encontrar olhos perto disso?'."

"É como olhar padrões nas nuvens e ver fotos. Com esses, é um pouco mais complicado, porque estou tentando fazer algo festivo, por isso é mais difícil, mas na verdade é o mesmo processo."

Outras rotas que Hoyte fez de bicicleta incluem: um Yorkshire terrier em Leeds, dois elefantes em Birmingham e um bando de pássaros em Bristol.

Em 2017, ele produziu seu primeiro trabalho ao pedalar a imagem de um boneco de neve em Londres, seguido por um Papai Noel, no ano passado, em Birmingham.

Ele disse: "Em certo sentido, criei uma fardo para as minhas próprias costas, pois isso se tornou uma tradição, e todo mundo ficava dizendo 'Então, o que vai ser este ano?'."

No final, o mapa em forma de rena saiu quase exatamente como planejado.

"Há uma pequena falha lá perto de Shepherd's Bush, onde eu obviamente perdi o sinal do GPS e o mapa cria uma linha reta que atravessa alguns quarteirões, mas isso é o mínimo", disse ele.

"Cometi alguns erros, mas eles são tão pequenos, que ninguém notará realmente. Estou feliz. Se parece com o que eu queria que parecesse."