Topo

Esse conteúdo é antigo

Vermes em formato de pênis lotam praia da Califórnia

Vermes em formato de pênis invadem praia nos Estados Unidos - Reprodução/YouTube
Vermes em formato de pênis invadem praia nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

12/12/2019 20h51

Milhares de vermes em formato de pênis —também conhecidos como peixe-pênis— invadiram a praia de Drakes Beach, na Califórnia (EUA).

Os vermes, que possuem mais ou menos 25 centímetros de comprimento, apareceram após uma forte tempestade, informou o naturalista Ivan Parr em entrevista para o Bay Nature.

O nome científico da espécie é Urechis caup, que vive em águas rasas ao longo da costa oeste dos Estados Unidos, entre o Óregon e a Califórnia.

Os vermes não são modelados de forma tão curiosa por qualquer motivo —como aponta o site especializado, é pela sobrevivência. Eles cavam tocas em forma de "U" em praias e pântanos e usam os túneis para ajudar a pegar comida.

"Quando a maré está chegando, o verme desliza até a 'chaminé' de sua toca e exala um anel pegajoso de um anel de glândulas. Ele continua soltando o material quando desliza para baixo na toca, gerando uma rede de gosma que se estende da chaminé até a boca do verme", explicou Parr.

"Usando contrações —peristaltismo— para bombear água através de sua toca, o verme suga plâncton, bactérias e outros fragmentos nessa rede. Quando, como qualquer vácuo, a rede fica entupida, o verme devora tudo de volta à boca, absorvendo as partículas que deseja comer e descartando o restante no túnel", acrescentou.

Entre os principais predadores dos vermes em formato de pênis estão tubarões, raias e gaivotas.