Topo

Esse conteúdo é antigo

Arábia Saudita fecha templos para estrangeiros por temor do coronavírus

Arábia Saudita fecha o templo de Meca para estrangeiros por medo de surto do novo coronavírus - Ahmed Jadallah/Reuters
Arábia Saudita fecha o templo de Meca para estrangeiros por medo de surto do novo coronavírus Imagem: Ahmed Jadallah/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/02/2020 20h00

A Arábia Saudita fechou seus dois principais templos islâmicos nas cidades de Meca e Medina para estrangeiros e proibiu a entrada de peregrinos no país, após os temores de um surto do novo coronavírus crescerem no Oriente Médio.

O ministro das Relações Exteriores, Faisal bin Farhan Al Saud, confirmou o fechamento das mesquitas ontem, dizendo que seria uma decisão temporária, mas não informou seu período exato. O decreto ocorre em meio a uma ampla proibição da entrada de turistas que possam representar risco para a saúde da população local.

As autoridades iranianas confirmaram que as orações de amanhã estão canceladas.

Hoje, autoridades de fronteira sauditas estavam no Aeroporto Internacional Rei Kahalid, em Riad, examinando passageiros do Irã, China, Coreia do Sul e da Itália, onde o vírus está com contágio mais avançado.

Meca atrai cerca de 3 milhões de muçulmanos durante julho para a peregrinação do Haje na Arábia Saudita, quando os peregrinos realizam o ritual do desapego, arrependimento e reflexão, sendo um dos pilares do islamismo.

A concentração de milhares de pessoas em um mesmo espaço seria ideal para a disseminação do vírus em larga escala, podendo se tornar uma pandemia, segundo as autoridades do país.

Covid-19 no Oriente Médio

Até o momento, o reino saudita não registrou nenhum caso de covid-19, mas o número de infectados em países do Oriente Médio aumentou significativamente, como no Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Líbano.

O Irã continua sendo o ponto de acesso do vírus na região. Com 245 casos e 26 mortes, confirmados pela agência de notícias estatal IRNA, o país registra o maior número de mortos fora da China, país onde o surto de covid-19 se originou.

O Kwait confirmou 43 casos de coronavirus, sendo que todas as pessoas diagnosticadas estiveram no Irã.

O Iraque confirmou seu primeiro caso da doença, na capital Bagdá. O governo iraquiano anunciou medidas amplas para tentar conter a disseminação do vírus, ordenando fechamento de escolas, universidades, cafés, cinemas e espaços públicos até o dia 7 de março.