Topo

Esse conteúdo é antigo

Empresa de demolição derruba casa de 97 anos por engano nos Estados Unidos

Endereço pertencia a Jeremy Wenninger e Robb Hagestad, que herdaram a propriedade após longa batalha judicial - WFAA.com/Reprodução
Endereço pertencia a Jeremy Wenninger e Robb Hagestad, que herdaram a propriedade após longa batalha judicial Imagem: WFAA.com/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/02/2020 14h33

Uma firma de demolição foi contratada para derrubar uma casa na cidade de Dallas, no estado norte-americano do Texas, na última semana. Mas realizou a tarefa no endereço errado e derrubou uma outra casa na mesma rua.

De acordo com a KTVT, afiliada da CNN na cidade, Jeremy Wenninger e Robb Hagestad herdaram a casa — construída 97 anos antes — após a morte da proprietária, Mary Ann Degataire, amiga de Wenninger. Desde então, eles, que moram em Los Angeles, vinham financiando reformas no endereço.

Na Califórnia, Hagestad recebeu um telefonema de um dos vizinhos da casa no Texas para avisar que a casa havia sido demolida. De acordo com o jornal The Dallas Morning News, os moradores da rua estavam cobrando os donos da casa, pensando que a demolição havia sido planejada.

"Agora, é uma pilha de madeira", disse Hagestad ao jornal de Dallas. "O fato é que nós vínhamos lutando para salvar o imóvel nos últimos dois anos, para vê-lo desaparecer em 20 minutos", completou. Segundo ele, a meta era morar no local "algum dia", ou "talvez colocar um familiar lá".

Uma empresa de reformas já vinha trabalhando no endereço, e outra deveria começar no dia da demolição. A casa pintada de cor-de-rosa era frequentemente visitada por vizinhos de Mary Ann Degataire até sua morte, no começo de 2018. Desde então, Jeremy Wenninger e Robb Hagestad enfrentaram um longo processo nos tribunais para assumir a propriedade.

No último dia 22, Wenninger lamentou o engano no Facebook. "Ainda não posso acreditar que isso seja verdade. Fizemos tudo que pudemos para salvar esta casa. Descanse em paz, minha querida amiga Mary Ann", registrou na legenda de uma foto tirada no endereço nos anos 90.

A JR's Demolition, empresa responsável pela demolição da casa, pediu desculpas pelo incidente em comunicado. Na nota, o proprietário da empresa, Bobby Lindamood, explicou que vários fatores contribuíram para a falha: a casa não tinha número fixado nas paredes frontais, e o número pintado no meio-fio do endereço estava coberto por sujeira trazida pela chuva.

"Como dono (da empresa), estou no ramo da demolição há 35 anos, e depois de milhares de estruturas demolidas, este é o primeiro caso no qual derrubamos uma estrutura errada", disse Lindamood, segundo a CNN. O empresário disse ainda que a casa derrubada era "semelhante em aparência e condições" ao imóvel que seria posto abaixo, a dois quarteirões do local. A empresa negocia com Wenninger uma solução para o caso.

Demolição dá errado e torre cai sobre biblioteca na Dinamarca

BBC Brasil