Topo

Esse conteúdo é antigo

Extremistas de direita mataram 330 pessoas na última década nos EUA

Manifestação da extrema-direita nos Estados Unidos - Edu Bayer/NYT
Manifestação da extrema-direita nos Estados Unidos Imagem: Edu Bayer/NYT

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 19h17

Extremistas de direita foram responsáveis por 76% de todos os assassinatos relacionados a extremismo na última década nos EUA. O índice corresponde a 330 mortes, segundo relatório anual "Assassinato e Extremismo", publicado na última quarta-feira pela Liga Anti-Difamação (ADL, em inglês).

No ano passado, dos 42 assassinatos movidos por extremismo no país, 38 foram cometidos por adeptos de variadas ideologias de direita, incluindo a supremacia branca. Sendo o oitavo ano seguido em que armas de fogo foram as mais utilizadas por extremistas estadunidenses, estando envolvidas em 86% das mortes em 2019.

"Isso não deveria chocar mais ninguém. Legisladores, forças policiais e o público têm de reconhecer a grave e perigosa ameaça que é a supremacia branca violenta. Nós não conseguiremos derrotar essa forma de ódio letal se falharmos em reconhecê-la", disse o CEO da ADL ,Jonathan A Greenblatt.

Os últimos cinco anos (2015-2019) incluem quatro dos anos recordistas em mortes por assassinos extremistas nos EUA. Ainda que o número tenha caído de 2018 para 2019, o ano passado superou os 41 mortos registrados em 2017.