Topo

Esse conteúdo é antigo

Grécia fecha espaços públicos para conter a propagação do coronavírus

Grécia fecha espaços públicos e faz descontaminação nos ambientes para tentar conter propagação do coronavírus - AFP
Grécia fecha espaços públicos e faz descontaminação nos ambientes para tentar conter propagação do coronavírus Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

05/03/2020 19h39

A Grécia tomou a decisão de fechar escolas, universidades e cancelou eventos públicos nas regiões Acaia, Élida e na ilha de Zakynthos a fim de tentar controlar a propagação de coronavírus no país, por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As medidas acontecem na Grécia a partir da solicitação de Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. Segundo ele, os países deveriam estar ser preparando para a transmissão sustentada entre as comunidades e pediu que os governos desempenhem seu papel em impedir a propagação do coronavírus dentro de suas fronteiras.

"Nossa mensagem para todos os países é: esta não é uma via de mão única. Nós podemos empurrar esse vírus de volta. Suas ações agora determinarão o curso do surto em seu país."

O número de pessoas afetadas pelo vírus no país passou de 10 para 31 em único dia. Todos os 21 novos casos foram detectados entre os viajantes que retornaram recentemente de Israel. Pelo menos nove desses infectados estão em estado grave. O Ministério da Saúde espera que exista um aumento significativo nas próximas semanas

As autoridades de saúde informaram que estão entrando na segunda fase da estratégia elaborada para conter o surto, concentrando-se em impedir que o vírus se espalhe na região da Amaliada, no oeste, para outras regiões do país.

Acendimento da Tocha Olímpica na cidade de Olímpia e o risco do coronavírus

A cidade de Olímpia, antiga sede dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e onde será acesa a Tocha Olímpica em 12 de março, fica na província de Élida. O Comitê Olímpico Helênico (HOC) afirmou que está reduzindo drasticamente os eventos antecessores ao acendimento da tocha e cancelou os jantares e galas do evento.