Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha estatiza hospitais privados para garantir atendimento em pandemia

Plaza Mayor, marco de Madri, vazia após surto de coronavírus na Espanha - Sergio Perez/Reuters
Plaza Mayor, marco de Madri, vazia após surto de coronavírus na Espanha Imagem: Sergio Perez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 21h09

O Ministério da Saúde da Espanha divulgou na tarde de hoje que vai estatizar hospitais privados do país para garantir atendimento a todos durante o período de pandemia do coronavírus.

Em decreto publicado nos canais oficiais do governo, a pasta afirma que as instituições públicas não têm conseguido lidar com a demanda de necessitados e que, portanto, os serviços privados seriam colocados à disposição da população.

Segundo o último boletim epidemiológico da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgado esta tarde, a Espanha é o sexto país com maior quantidade de casos de covid-19: foram 7.753 casos confirmados e 288 mortes.

"Durante o período de epidemia de covid-19, os cuidados com a saúde da população não podem ser atendidos adequadamente apenas com os recursos materiais e humanos atribuídos a cada comunidade autônoma. Portanto, eles terão à sua disposição centros e estabelecimentos de saúde privados, seus funcionários, e as sociedades focadas em acidentes de trabalho", diz o decreto espanhol.