PUBLICIDADE
Topo

Atleta conhecido como 'Forrest Gump da China' corre 500 km dentro de casa

Li Zhanzhe, maratonista chinês, treina dentro de casa durante isolamento social por conta do novo coronavírus - Reprodução/Mail Online
Li Zhanzhe, maratonista chinês, treina dentro de casa durante isolamento social por conta do novo coronavírus Imagem: Reprodução/Mail Online

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 15h52

Aos 66 anos de idade, Li Zhanzhe é conhecido como o "Forrest Gump da China". Maratonista, ele não parou de treinar, apesar do altíssimo número de casos do novo coronavírus em seu país e das consequentes proibições de sair às ruas.

Acostumado a correr uma média de 300 km por mês, desde que foi obrigado a ficar dentro de seu apartamento, em Pequim, ele já completou pouco mais de 500 km, ou o equivalente à distância percorrida em 12 maratonas (42 km cada), segundo o site Mail Online

Aposentado, Li é reconhecido como o maratonista mais rápido da China na faixa acima de 60 anos. Nos últimos 37 anos, ele participou de quase todas as grandes maratonas realizadas no país.

Os casos de covid-19 começaram a ser relatados na China em dezembro do ano passado. E o corredor se adaptou. Vídeos mostram o atleta para lá e para cá, da cozinha para a sala e vice-versa.

"Comecei a correr no dia 29 de janeiro. Até o dia 19 de março, eu já tinha corrido por 50 dias", ele disse à imprensa local.

"Não há muito espaço, então cada volta corresponde a dez metros. Eu corro cerca de 10 km a 12 km por dia, então são cerca de mil voltas, o que me toma quase uma hora".

Em 2015, ele completou o circuito Abbot World Marathon Majors, com as seis principais provas do calendário internacional.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

Internacional