Topo

Esse conteúdo é antigo

Irlanda quadruplica ajuda à OMS após Trump suspender contribuições

Sede da OMS em Genebra, na Suíça - WHO/P. Virot
Sede da OMS em Genebra, na Suíça Imagem: WHO/P. Virot

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 08h43Atualizada em 21/04/2020 06h55

O ministro das relações exteriores da Irlanda, Simon Coveney, afirmou ontem que vai quadruplicar o repasse de recursos para a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2020 para ajudar nos esforços da entidade para combater a pandemia do coronavírus no mundo.

Em publicação nas redes sociais, Coveney disse que o país vai contribuir com 9,5 milhões de euros (quase R$ 55 milhões) para a OMS neste ano.

"A Irlanda apoia a OMS nos esforços para coordenar uma resposta global no combate à covid-19. Muitos países confiam na expertise e na capacidade de salvar vidas das Nações Unidas", escreveu.

A medida é anunciada dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir suspender temporariamente as contribuições para a OMS enquanto investiga a atuação da entidade no enfrentamento à pandemia. Os EUA são os maiores doadores à OMS.

Também pelas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom agradeceu a ajuda da Irlanda.

"Muito obrigado ao primeiro-ministro da Irlanda e ao povo irlandês pelo seu contínuo apoio à OMS e por aumentar a contribuição de 2020 para 9,5 milhões de euros. Estamos juntos contra a covid-19", disse Adhanom.