Topo

Esse conteúdo é antigo

Novos dados apontam Reino Unido com o maior número de mortes na Europa

Enfermeiras do NHS em um estacionamento em Wolverhampton, Inglaterra - Christopher Furlong/Getty Images
Enfermeiras do NHS em um estacionamento em Wolverhampton, Inglaterra Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

DO UOL, em São Paulo*

05/05/2020 08h07

A Grã-Bretanha ultrapassou a Itália e agora registra o maior número oficial de mortes em decorrência do coronavírus na Europa, com 32.313 óbitos. O último boletim italiano registrou 29.079 mortes no país.

Dados semanais do escritório nacional de estatística da Grã-Bretanha adicionaram mais de 7 mil mortes na Inglaterra e no País de Gales, elevando o total para o Reino Unido para 32.313.

O número é um dos vários métodos para calcular óbitos - e difíceis de comparar com outros países -, mas oferece um sinal mais claro ainda de que a Grã-Bretanha pode emergir como o país mais atingido da Europa.

O número real de mortes por coronavírus pode ser ainda maior. O Escritório de Estatísticas Nacionais disse que 33.593 pessoas morreram acima da média até 24 de abril na Inglaterra e no País de Gales, em comparação com 27.365 casos em que o coronavírus foi mencionado nos atestados de óbito.

Pressão política

O alto número de mortos pode aumentar a pressão política sobre o primeiro-ministro Boris Johnson, que esperou mais tempo do que outros líderes europeus para pedir um bloqueio para conter a propagação do vírus em março.

Os partidos de oposição levantaram questões sobre a decisão inicial de Johnson de adiar um bloqueio em um momento em que hospitais na Itália já estavam sendo pressionados. Eles também dizem que seu governo foi muito lento para introduzir testes em massa e fornecer equipamento de proteção suficiente para hospitais.

Com informações da Reuters