Topo

Esse conteúdo é antigo

376 mafiosos italianos deixaram a cadeia por conta do coronavírus

Polícia italiana coloca 90 pessoas detidas em ônibus, em Palermo, na Itália, em operação contra máfia siciliana Cosa Nostra - 08.dez.2016 - Franco Lannino/EFE
Polícia italiana coloca 90 pessoas detidas em ônibus, em Palermo, na Itália, em operação contra máfia siciliana Cosa Nostra Imagem: 08.dez.2016 - Franco Lannino/EFE

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 09h55

A Itália se encontra no meio de uma grande polêmica depois que o jornal La Repubblica revelou que 376 mafiosos estão nas ruas por conta da pandemia do coronavírus.

Os mafiosos, que estão em prisão domiciliar, foram liberados por conta da idade avançada ou porque tinham doenças pré existentes.

Entre eles estão personalidades sombrias da temida organização criminosa siciliana, como o poderoso chefe da Cosa Nostra, Francesco Bonura, de 78 anos, e Franco Cataldo, de 85 anos, condenado à prisão perpétua pelo sequestro e homicídio do menino Giuseppe Di Matteo.

Os promotores italianos foram contra a decisão. "A prisão domiciliar é absolutamente inadequada para pessoas com alto risco", alegou um deles ao jornal La Repubblica. Ainda assim, nenhum órgão foi capaz de propor outra solução para o problema.

A soltura dos mafiosos custou o cargo do chefe do Departamento de Administração Penitenciária (DAP), Francesco Basentini e já ameaça também o ministro da Justiça, Alfonso Bonafede.