Topo

Esse conteúdo é antigo

Holanda diz que vai excluir identificação de gênero em documentos

Exclusão da identificação de gênero em documentos era uma demanda de entidades que defendem a diversidade - Getty Images/iStockphoto
Exclusão da identificação de gênero em documentos era uma demanda de entidades que defendem a diversidade Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

04/07/2020 12h48

O governo da Holanda anunciou que vai excluir a informação sobre o gênero nos cartões de identidade de seus cidadãos. A medida, no entanto, só deve ser implantada a partir de 2024 ou 2025.

O prazo se deve ao fato de que o país já havia programado uma atualização nos documentos de identificação, e a informação sobre gênero masculino ou feminino será excluída a partir dos novos modelos que passarão a vigorar futuramente.

Entidades de defesa da liberdade de gêneros comemoraram o anúncio. Em uma nota conjunta, a COC (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais), a NNID (diversidade sexual) e a TNN (transgêneros) afirmaram que está é "uma ótima notícia", há muito defendida por elas.

"Ao remover o registro de gênero do bilhete de identidade, você oferece uma solução direta e concreta para as pessoas que agora precisam passar a vida com documentos que não refletem adequadamente quem são", disseram as entidades.

De acordo com esses grupos, a eliminação do registro de gênero é importante para pessoas que não se identificam com a definição de homem ou mulher, mas acabam obrigadas a adotar uma delas por imposição do governo.

"Isso oferece uma solução para as pessoas que continuam recebendo perguntas desnecessárias e indiscretas sobre seu sexo nos balcões, no trem ou na fronteira", afirmaram.