Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê da Nova Zelândia rebate fala de Trump sobre covid no país: 'é falso'

Jacinda Arden, primeira-ministra da Nova Zelândia - Getty Images
Jacinda Arden, primeira-ministra da Nova Zelândia Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/08/2020 08h44Atualizada em 18/08/2020 09h59

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, chamou de "evidentemente falsa" a última fala de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos disse que o país da Oceania está enfrentando um "grande aumento" nos números da covid-19 e um novo surto "terrível".

Ardern disse que não há comparação entre os poucos novos casos da Nova Zelândia por dia e os "milhares" relatados nos Estados Unidos.

"Acho que qualquer pessoa que esteja acompanhando a situação e sua transmissão globalmente verá com bastante facilidade que os nove casos da Nova Zelândia em um dia não se comparam às dezenas de milhares dos Estados Unidos e, na verdade, não se comparam à maioria dos países do mundo", considerou a primeira-ministra.

"É evidentemente falso", acrescentou.

A declaração de Trump aconteceu ontem, durante um comício nos EUA. O presidente norte-americano afirmou que seus críticos, que colocaram a Nova Zelândia como um modelo de gestão, se equivocaram. Ele também pediu aos americanos que evitassem viajar à Nova Zelândia.

"O problema é o grande aumento na Nova Zelândia, você sabe que é terrível. Não queremos isso aqui", disse.

Coronavírus na Nova Zelândia

Depois de completar 100 dias sem transmissão local do novo coronavírus, a Nova Zelândia registrou um caso interno de covid-19 no dia 11 de agosto e a cidade de Auckland começou um novo período de lockdown.

Além disso, foi anunciado ontem o adiamento das eleições legislativas na Nova Zelândia, de 19 de setembro para 17 de outubro, em função de um recente crescimento nos casos de covid-19 no país.

De acordo com a última atualização da Universidade Johns Hopkins, a Nova Zelândia, considerada um modelo de gestão na pandemia, tem 1.643 casos confirmados de covid-19 e 22 mortes causadas pelo novo coronavírus.