Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump pede que eleitores votem duas vezes para testar sistema anti-fraude

Trump incentivou os seus apoiadores na Carolina do Norte a votarem por correio e pessoalmente, o que é ilegal -
Trump incentivou os seus apoiadores na Carolina do Norte a votarem por correio e pessoalmente, o que é ilegal

Do UOL, em São Paulo

02/09/2020 21h59

Donald Trump voltou a criar dúvidas sobre a segurança do sistema eleitoral dos Estados Unidos hoje. Após dizer que as eleições "não serão justas" se for permitido o voto universal pelo correio, o presidente do país incentivou os eleitores da Carolina do Norte a votarem duas vezes: uma presencial e outra pelo correio.

Questionado pelo canal NBC News sobre se confia no voto por correio no estado, Trump respondeu: "Deixem que eles enviem os votos e votem presencialmente, e se o sistema for tão bom quanto dizem, então obviamente eles não conseguirão votar. Se não for contabilizado, eles poderão votar".

É ilegal votar duas vezes na mesma eleição. Questionado pela NBC News, o assessor de campanha de Trump, Tim Murtaugh, afirmou:

"O presidente Trump incentiva apoiadores a votarem por correio, e verificarem pessoalmente que o seu voto foi contabilizado. É incrível que a mídia insista que a fraude eleitoral não existe e depois grita sobre isso quando o presidente Trump aponta os furos nos esquemas eleitorais dos democratas."

Trump já declarou que a adoção do voto por correio para evitar a propagação do novo coronavírus seria "o maior golpe de todos os tempos":

"Dezenas de milhões de cédulas [de voto] são enviadas a todo mundo e seus cachorros, cachorros vão receber, pessoas que estão mortas há 25 anos vão receber. Você precisa ver o que está acontecendo. Então, você nunca terá uma eleição justa", declarou Trump em entrevista à Fox News.