Topo

Esse conteúdo é antigo

Integrantes do culto sexual NXIVM defendem ex-lider, que aguarda condenação

Keith Raniere, acusado de liderar a seita Nxivm - Reprodução
Keith Raniere, acusado de liderar a seita Nxivm Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/09/2020 14h59

Cinco integrantes do NXIVM disseram hoje para a CBS News que o ex-líder, Keith Raniere, foi declarado culpado injustamente e que é errado associá-los a um "culto sexual".

Raniere, que espera sua condenação por culto sexual, foi parar na Justiça por tráfico sexual, extorsão, crime organizado, ameaças e abuso de menores, entre outros crimes. Ele pode pegar prisão perpétua, segundo promotores de Nova York.

As autoridades acreditam que que a sociedade secreta era composta por mulheres que sofreiam lavagem cerebral, eram marcadas com as iniciais do guru e não podiam deixar o grupo, além de serem forçadas a fazer sexo com ele.

À emissora, os membros da organização — três homens e duas mulheres — declararam que ninguém sofria violência física como foi relatado na imprensa internacional e que há muitas mentiras sobre o grupo.

Nicki e Allison

Uma das defensoras de Raniere na CBS foi Nicki Clyne, mulher da atriz Allison Mack, famosa como a Chloe de "Smallville", que se declarou culpada por extorsão e conspiração.

Clyne disse não negar que "certas coisas aconteceram", mas como e em quais condições são as questões principais. Ela também se a responder se já teve relações sexuais com o guru do grupo.

"Quando as pessoas dizem: 'Bem, por que você acreditaria em alguém se ele fosse condenado?' É porque esse sistema pode não estar mais funcionando", completou Eduardo Asunsolo, que também é ex-parceiro comercial de Raniere.