Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelosi chama Biden de presidente eleito e diz que espera unificação dos EUA

Presidente da Câmara dos Estados Unidos deu vitória de Biden como certa Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 14h03

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chamou hoje o candidato Joe Biden de 'presidente eleito', enquanto o democrata se aproxima cada vez mais da vitória sobre o republicano Donald Trump. Pelosi discursou contando o triunfo de Biden como certo e já projetou uma unificação do país.

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

"Joe Biden foi de vice-presidente a presidente eleito. É um dia feliz para o nosso país porque Joe Biden é um unificador, porque ele está determinado em aproximar as pessoas novamente, porque ele respeita todos os pontos de vista."
Nancy Pelosi

Também democrata, Pelosi fez a declaração no momento em que Biden ganhou a liderança da apuração em estados importantes para uma possível vitória. Nas últimas horas, Biden passou à frente de Trump na Geórgia e na Pensilvânia, mesmo que por uma margem muito apertada.

Até agora segundo projeções de meios de comunicação, Biden conquistou 253 delegados do Colégio Eleitoral, enquanto o atual presidente tem 214 de um total de 538 possíveis. No sistema americano, quem chega a 270 delegados vence a eleição presidencial.

O estado da Geórgia dá 16 delegados ao vencedor no voto popular. Já a Pensilvânia tem ainda mais importância na eleição indireta americana, com 20 delegados.

Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as agências de notícias AFP, AP e Fox fazem extrapolações estatísticas e apontam os vencedores por estado. Isso pode gerar distorções momentâneas na aferição dos votos, mas não compromete o resultado final da eleição.

Nancy se disse "pessoalmente satisfeita" com a vitória "iminente" de Biden e já projetou um "mandato forte" do democrata a partir de 2021.

"O presidente eleito Joe Biden terá um mandato forte pela frente, com uma Câmara democrata forte com ele e muitos democratas no Senado. Esta tem sido uma batalha de vida ou morte pelo destino da nossa democracia."
Nancy Pelosi

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pelosi chama Biden de presidente eleito e diz que espera unificação dos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições americanas