Topo

Na Índia, tio de Kamala diz estar "feliz pessoalmente e pelos EUA"

O tio de Kamala Harris, Gopalan Balachandran, parabenizou a sobrinha pela vitória nos Estados Unidos e disse que família estará na posse - SkyNews/Reprodução
O tio de Kamala Harris, Gopalan Balachandran, parabenizou a sobrinha pela vitória nos Estados Unidos e disse que família estará na posse Imagem: SkyNews/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/11/2020 14h23

Fogos de artifícios e orações marcarm as comemorações pela vitória de Joe Biden e Kamala Harris para a presidência e vice-presidência dos Estados Unidos na aldeia de Thulasendrapuram, em Tamil Nadu, no extremo sudeste da Índia, de onde vem parte da família materna de Harris.

Em Nova Delhi, o tio da democrata, Gopalan Balachandran, de 79 anos, disse que já está planejando sua ida para os Estados Unidos para acompanhar a posse da sobrinha.

"Da última vez, quando ela foi empossada senadora, estávamos todos lá. Desta vez, quando ela for empossada como vice-presidente e (Joe) Biden, presidente, estaremos lá. Todos nós iremos para lá", disse ele à Sky News.

Sobre a vitória, ele disse que se "orgulha" e sente "bem não apenas pessoalmente". "Sinto que é bom para os Estados Unidos. É importante para nós que os Estados Unidos tenham um governo estável", completou. À WION TV, ele ainda declarou que sempre soube que ela teria sucesso: "Estou aliviado, porque sabia que ela iria vencer e disse a ela ontem".

A mãe de Kamala nasceu na Índia e se mudou para os Estados Unidos para estudar na Universidade da Califórnia. O avô materno da democrata nasceu na aldeia de Thulasendrapuram, que tem cerca de 350 habitantes.

A recém-eleita vice-presidente, cujo primeiro nome significa "flor de lótus" em sânscrito, nunca morou lá, mas seu nome está gravado em uma pedra na frente do templo da aldeia, porque ela fez uma doação a ele em 2014. Nos últimos dias, os habitantes banharam o deus local com leite para pedir a vitória da filha do país. Suas orações parecem ter sido ouvidas.

Em seu discurso de vitória, na noite de sábado (8), Kamala Harris falou sobre sua mãe, Shyamala Gopalan, uma especialista em câncer nascida na cidade de Chennai, no sul da Índia. "Ela acreditava profundamente em uma América onde um momento como este seria possível", disse ela a seus apoiadores.

"Minha mãe me criou para ver o que poderia ser, sem o peso do que já foi", afirmou Harris no Twitter sobre sua mãe.

R Kamaraj, um dos ministros do distrito de Tamil Nadu, relatou que todos estão ansiosos para o início do mandato de Biden. "Uma mulher vinda desta pequena vila agora ocupa um dos cargos mais altos nos EUA. É um momento de orgulho", disse. Por sua vez, o primeiro-ministro Narendra Modi parabenizou Joe Biden por sua eleição para a Casa Branca e ressaltou que a eleição de sua companheira de chapa "indo-americana" foi uma fonte de "imenso orgulho".

"Seu sucesso é pioneiro e uma questão de imenso orgulho não apenas para seus apoiadores, mas também para todos os indo-americanos. Estou confiante de que os vibrantes laços Índia-EUA ficarão ainda mais fortes com o seu apoio e liderança", escreveu Modi para Harris.

*Com informações da RFI