Topo

Esse conteúdo é antigo

Restaurador deixa obra de arte irreconhecível na Espanha

Obra de arte em Palência, na Espanha, ficou deformada após restauração - Reprodução/Facebook
Obra de arte em Palência, na Espanha, ficou deformada após restauração Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/11/2020 18h19

Em um edifício ornamentado do século 20 na cidade de Palência, na Espanha, a obra de arte que antes mostrava o rosto sorridente de uma mulher ao lado de um rebanho foi substituído por um semblante totalmente diferente, deformado e irreconhecível.

O resultado da restauração atrapalhada foi parar na internet depois de o artista Antonio Gusmán Capel postar as imagens no Facebook. "Parece a cabeça de um personagem de desenho animado", escreveu ele.

Na internet, a imagem é comparada com o rosto do presidente Estados Unidos, Donald Trump e até com um dos Sand People, de Star Wars.

Segundo Gusmán Cape, agora Palência pode competir com outra restauração desastrada feita também na Espanha e que ganhou as redes sociais em 2012, chamada de "Cristo Macaco". O feito aconteceu quando uma devota decidiu restaurar a obra Ecce Homo, de Elías García Martínez, na cidade de Borja.

Na cidade espanhola de Estella, em 2018, uma tentativa de renovar uma estátua policromada de São Jorge do século 16 deixou o rosto rosado e pintou a armadura do santo de vermelho e cinza. O serviço foi feito por um professor de artesanato a pedido das autoridades paroquiais da Igreja de São Miguel.

Em junho deste ano, uma pintura famosa do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo foi a última vítima no país. Um colecionador de arte em Valência pagou a um restaurador de imóveis para limpar um quadro da Imaculada Conceição, mas o trabalho não saiu como planejado e o rosto da Virgem Maria ficou borrado e irreconhecível, mesmo depois de duas tentativas de restaurá-lo ao seu estado original.

Para a Associação Profissional de Restauradores e Conservadores da Espanha, a restauração de Palência não é uma restauração profissional, e sim um exemplo da necessidade de treinamento, proteção e investimento adequados às obras de arte.