PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Dictionary.com escolhe "pandemia" como a palavra do ano

Pandemia submeteu as pessoas ao isolamento social, uso da máscara e outras regras - iStock
Pandemia submeteu as pessoas ao isolamento social, uso da máscara e outras regras Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 10h39

Um dos dicionários mais acessados do mundo em língua inglesa, o Dictionary.com, acaba de escolher a sua palavra do ano: pandemia. E não é preciso argumentar muito para entender a escolha.

Segundo John Kelly, um dos editores do site, as buscas pelo termo foram muitos altas. Em 11 de março, por exemplo, quando as notícias da pandemia começavam a se consolidar, houve uma procura 13,500% maior pelo termo.

"Isso foi massivo, mas algo que diz ainda mais sobre isso é como as buscas pela palavra se mantiveram altas ao longo de todo o ano", disse Kelly à Associated Press.

Assintomático, folga, não essencial, hidroxicloroquina e uma série de outras palavras relacionadas à pandemia também tiveram grande aumento nas pesquisas.

Jennifer Steeves-Kiss, diretora executiva do Dictionary.com, disse que um fator chave na escolha pela palavra do ano do site é o interesse sustentado ao longo do tempo, requisito atendido pela escolhida.

"Isso [a pandemia] afetou as famílias, nosso trabalho, a economia", disse ela. "Realmente se tornou a escolha lógica. Tornou-se o contexto através do qual dialogamos durante todo o ano de 2020".

A palavra pandemia é definida pelo Dictionary.com como "uma doença prevalente em todo um país, continente ou mundo inteiro; epidemia em uma grande área. Em um sentido mais amplo, como evidenciado em suas raízes, pode ser usado da seguinte maneira: 'Um medo pandêmico de guerra atômica'".

Internacional