Topo

Esse conteúdo é antigo

Acumuladora fica 10 anos sem tirar lixo de casa e tem que usar fraldas

27 toneladas de lixo foram retiradas da casa de Sylvie, que não recebia visitas há 20 anos - Reprodução/Community Bees
27 toneladas de lixo foram retiradas da casa de Sylvie, que não recebia visitas há 20 anos Imagem: Reprodução/Community Bees

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/12/2020 11h42

Uma acumuladora inglesa passou dez anos sem tirar o lixo da casa dela. As sacolas pouco a pouco foram tomando conta da casa, até que em certo ponto bloquearam a passagem para o banheiro. Para não ter que tirar o lixo do local, Sylvie passou a usar fraldas. Apesar de ter passado mais de vinte anos sem receber visitas, a mulher contou com o apoio de vizinhos para reverter a situação. Um total de 27 toneladas de lixo foi retirado de dentro da casa.

A acumuladora e dona de casa disse ao jornal Daily Mail que o lixo afetou o bem-estar mental dela e colocou em risco sua saúde física. No entanto, a depressão foi um grande obstáculo no caminho para perceber isso. "Eu me senti muito envergonhada, tinha ficado muito ruim. Mas eu não conseguia enxergar isso por causa da depressão", revelou a mulher de 60 anos.

Ela conta que a situação dos quartos era muito ruim. Com sacos de lixo "do chão até o teto", era difícil transitar pelos cômodos. A cozinha logo ficou repleta de sacolas, e perdeu sua utilidade. Por não conseguir usar a geladeira, a mulher armazenava comida nas paredes, correndo o risco de se intoxicar.

Eletrodomésticos da casa foram tomados pelos montes de lixo - Reprodução/Community Bees - Reprodução/Community Bees
Eletrodomésticos da casa foram tomados pelos montes de lixo
Imagem: Reprodução/Community Bees

Sylvie, que se via cada vez mais ilhada ao redor de lixos não descartados, revelou: "Dormi em cima do lixo, só usava o banheiro se escalasse o lixo".

O acúmulo de resíduos, contudo, não parava e em determinado momento também foi impossível acessar o banheiro. A solução encontrada por Sylvie, mentalmente dependente do acúmulo, foi começar a usar fraldas para não ter que tirar o lixo do lugar.

Vizinhos notaram que Sylvie nunca colocava lixeiras para coleta e, preocupados, ficaram sentados por horas na porta da casa da mulher para ajudá-la. O empecilho, no entanto, era que a acumuladora já estava há vinte anos sem receber visitas, logo a paciência foi ainda mais necessária.

Depois de horas de conversas conversando com os vizinhos ao pé da porta, Sylvie lentamente foi se abrindo a eles. Ela disse que estava sofrendo de depressão, sentindo-se inútil e sem esperança, e que há anos não deixava ninguém entrar em sua casa porque estava envergonhada de como a situação havia se tornado ruim.

Já confortável com a presença dos vizinhos, Sylvie tomou coragem e abriu a porta da casa para eles. Craig e Sarah, na esperança de ajudar a vizinha, logo procuraram por grupos de apoio que colaborassem para a retirada da imensidão de lixo dentro da casa.

Michaela e Pauline do grupo "Community Bees" se voluntariaram e, ao lado de mais três vizinhos, iniciaram a missão para recolher os sacos de lixo.

Sylvie com a equipe do Community Bees, após a missão ter sido concluída - Reprodução/Community Bees - Reprodução/Community Bees
Sylvie com a equipe do Community Bees, após a missão ter sido concluída
Imagem: Reprodução/Community Bees

Sylvie conta que Michaela, uma das voluntárias, foi fundamental para que ela ficasse à vontade durante o desapego: "Ela não julgou, ela sorriu e ficou feliz em ver minha situação."

A operação durou uma semana e um total de 27 toneladas de lixo foi retirado de dentro da casa. Uma reforma estrutural teve de ser feita, por conta de buracos no chão causados pelo acúmulo. Além disso, eletrodomésticos novos foram comprados.

"Lágrimas foram derramadas", mas Sylvie deu a volta por cima e viu a casa ser transformada novamente em um lar. Incentivada pelos voluntários, ela agora procura ajuda emocional com profissionais da saúde e recebe terapia e medicamentos. Pela primeira vez em anos, Sylvie foi a um supermercado por conta própria e agora cuida normalmente das tarefas domésticas.